TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Artigos Científicos: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera – Polo Padrão

Curso: Pedagogia 3º. Semestre

Disciplina: Didática e Prática de Ensino

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Campo Grande/MS, 24 de abril de 2014.

Apresentação

A concepção de que o conhecimento é de uma construção histórica complexa em um processo ativo, onde a aprendizagem possibilita um continuo processo de interação com a realidade do contexto social e de experiências pessoais. Interação esta que deve ser diversificada em diferentes linguagens para favorecer uma aprendizagem critica, onde os educadores transmitam seu conhecimento e aprendam também, pois este desafio na prática docente se torna uma referência ineludível, segundo Paulo Freire.

O maior desafio desta concepção é fazer seu trabalho de forma flexível desfazendo certezas, fazendo que essa Educação percorra caminhos próprios, que a teoria ande no mesmo caminho da prática, se tornando construtores de uma educação onde os sujeitos competentes, solidários e ativos serão capazes de atuar em processos individuais e coletivos, utilizando em sua maioria métodos para um crescimento social e pessoal.

PROJETO: O QUE É A PASCOA E SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO

Publico alvo: 1º. Ano Ensino Fundamental

Apresentação: Considerando a Páscoa se aproximando e o destaque que se dá no calendário escolar, não deveria se ignorar o contexto cultural da data em questão. Então o projeto foi escolhido no intuito de restabelecer o verdadeiro significado da páscoa e também em desenvolver o interesse dos alunos pelas diversas manifestações culturais, através de uma apresentação de conteúdos de forma mais prazerosa.

Justificativa: Através deste iremos mostrar aos alunos o verdadeiro significado da Páscoa cristã, e não somente o sentido comercial, na tentativa de amenizar a ansiedade dos alunos em relação à chegada do Coelhinho da Páscoa trazendo seus ovos de chocolate. Algo novo que mostre para as crianças de uma forma simples a trajetória de Jesus, entendendo assim o real sentido religioso da história. Despertando ainda os sentimentos de amor, carinho, solidariedade, fraternidade e amizade. De um modo bem simples para acompanhar o entendimento dos pequenos.

Objetivos Gerais: Perceber o significado da Páscoa, reconhecer e perceber os símbolos da páscoa, perceber os fundamentos das religiões em relação à Páscoa. Avivar e entusiasmar a comemoração a páscoa.

Objetivos Específicos: Ofertar o conhecimento sobre o real significado da Páscoa; Desenvolver interesse pelas diversas manifestações culturais; Desenvolver melhor o processo ensino aprendizagem, através de apresentação de conteúdos de forma mais prazerosa; Socializar todo o grupo proporcionando ações de participação e atividades em sala de aula com maior interatividade, elevando o senso crítico, criativo e reflexivo.

Cronograma: 05 aulas - turno/tarde

Desenvolvimento/ Metodologia: Apresentar os símbolos da páscoa; Abrir conversação em roda sobre a celebração da páscoa em casa; Passar vídeo sobre a páscoa; Confeccionar orelhinhas de coelho através de recortes, colagem; Distribuir desenhos para pintura; Confeccionar Mural para exposição dos desenhos pintados; Apresentar e cantar músicas da páscoa; Pintura facial; Distribuição de lembrancinhas e das orelhinhas de coelho para casa.

Avaliação: A avaliação se dará de forma que o professor perceba o desenvolvimento, participação e socialização do aluno nas atividades individuais e em grupo. Observação em loco, das respostas do senso critico e criativo do aluno.

VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES EM SALA DE AULA

A instituição de ensino visitada é religiosa, mas este fato não faz nenhuma objeção quanto ao ensino, nesta os professores são muitos atentos ao que está acontecendo, respeitam o direito de cada um e os alunos aprendem desde cedo o respeito para com os colegas ou professores de uma forma bem lúdica. Os alunos são motivados o tempo todo, respeitando sempre o espaço de cada um. Logo na chegada à Instituição os expectores recebem os alunos em um saguão, organizando – os para não se dispersarem. Logo após são recebidos pela professora na porta da sala de aula. Ao entrarem na sala de aula a professora já organiza uma atividade após a roda para a chamada, cantos e orações. Em seguida seguem para o parque brinquedoteca ou aula de música ou aula de educação física, de acordo com o planejamento do dia. Após essas atividades são convidados para o lanche, e depois fazem sua higiene pessoal. A instituição é bastante completa no sentido de recursos de aprendizagem, seja ele moderno ou não. São eles: sala de música, sala multidisciplinar, brinquedoteca, jogos educativos, massinha de modelar e outros. A professora sempre muito ativa, com boas condições de trabalho, o apoio pedagógico vem a seu encontro.

PROSPOSTA DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA

Publico alvo: Educação Infantil 2 (crianças de 4 a 5 anos)

Atividades: Ler a História do Pinóquio, contada em livros infantis. Após este momento passar o filme do Pinóquio. Intervir e indagar os alunos sobre o filme/tema. Construir uma aula através da parlenda com o intuito de levar ao conhecimento dos alunos a importância de sempre falar a verdade, fazendo uma análise geral sobre a nossa família. Ressaltar os momentos em sala de aula o valor da sinceridade. Conhecer a cultura de cada aluno, uma vez que nas comunidades ocorrem diferenças. Como atividade os alunos deverão fazer o Pinóquio através de palitos de madeira e cola, também confeccionar o nariz do Pinóquio em uma folha de papel cartão, evidenciando o fator “mentir é feio e pode causar problemas”. Um educador em sua prática docente pode avaliar o aluno de várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com