TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/4/2020  •  Monografia  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  1.619 Visualizações

Página 1 de 11

TCC – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

O presente trabalho tem como tema alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir deste tema é de suma importância para o educador que domine os conceitos do presente tema, que entenda com tudo acontece, na medida em que seus alunos são alfabetizados, a partir do começo da alfabetização de cada um. Pois alfabetizar e letramento são ações distintas e requer todo um processo, não podendo separa-las. Uma boa maneira que se encontra para alfabetizar é usar métodos diferenciados que motivem os alunos como alguns gêneros textuais que tenham palavras que utilizamos em nosso dia a dia para assim serem alfabetizados e tendo sempre prazer em ler e escrever, partindo então a ser uma atividade prazerosa. Portanto este trabalho refletira a compreensão dos processos de alfabetização e letramento procurando sempre compreende e diferencia com toda clareza para que todos os alunos aprendam com clareza e prazer. Mostrando a importância de ler, interpretar, escrever, comparar, elaborar todas as palavras e letras indo muito além de somente ler e escrever. Pois a partir do momento em que a criança passa a se envolver com o mundo social aonde a escrita já vem e diferentes modos de uso pode se afirmar que a alfabetização já começa desde este presente momento. Com isso, oque motivou a realização deste projeto foi à importância da leitura e escrita passada para a criança, ou seja, oferecendo leitura, situações de aprendizagens significativas e prazerosas, visando contato com diversos conteúdos escolares e não somente viver na monotonia de livros e mais livros, mas sim leva-los a alfabetizam de maneira eficaz.

Palavras-chaves: Letramento. Alfabetização. Anos Iniciais. Escrita.

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que visa o conhecimento dos contextos de alfabetização e letramento através de alguns gêneros textuais.

É um tema muito discutido na pedagogia e por eu ser uma futura pedagoga me interessei bastante neste tema, por compreender que alfabetização e letramento são de extrema importância para a minha profissão, seja como educadora ou gestora da escola. Busquei então compreender melhor este processo de ensino, para assim poder transmitir de boa forma para os meus futuros alunos, onde quero que o ensino seja de uma forma prazerosa para ambos, ou seja, para mim que ensino e para eles que aprendem.

O leitor encontrará neste projeto o conceito de letramento e alfabetização e que este tema vai muito além de somente ler e escrever, pois para iniciar o principal e ideal é alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto social e da leitura e escrita e envolver o aluno nesta atividade.

        Diante disso, como futuras pedagogas oque podemos fazer para ajudar nosso alunos?

A proposta é o processo de alfabetização que deve ser um ensino eficaz e prazeroso com ações e contextos que ocorrem na sociedade, ou seja, no dia a dia dos alunos, deixando então de ser uma aprendizagem motona e isolada.

É de suma importância que os educadores façam uso de diversos tipos de textos, não somente textos literários, mas de diversos tipos de gêneros textuais onde chamem a atenção do aluno , assim desta forma poderá medir a evolução dos alunos. Portando este tema tem por finalidade usar diferentes metodologias no processo de alfabetização, trabalhando os gêneros textuais de forma diversificada e inserida no dia a dia dos alunos.

2. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

2.1- O que é alfabetização?

Saber ler e  escrever  possibilita  o  sujeito  do  seu  próprio  conhecimento,  pois sabendo  ler,  ele  se  torna  capaz  de  atuar  sobre  o  acervo  de  conhecimento acumulado  pela  humanidade  através  da  escrita  e,  desse  modo,  produzir,  ele também, um conhecimento (Barbosa, 2013, p.19)

Como afirma Barbosa, o ler e escrever gera conhecimento para todos envolvendo as necessidades de cada um, ou seja suas historias e conhecimentos dados ate aquele determinado momento

Segundo Soares (2004, p.06) “O letramento vem suprir a necessidade de reconhecer e nomear praticas sociais de leitura  e escrita mais avançadas e complexas que as praticas de ler e escrever resultantes da aprendizagem do sistema de escrita”, a alfabetização e letramento surgiram no Brasil na década de 80 e desde então sempre me busca da resposta de com enfrentar os desafios cotidianos da escola.

Portando nos dias de hoje apenas saber ler e escrever não é o suficiente . É necessário ir além , sabendo fazer uso da leitura e escrita no dia a dia em frente a sociedade .

Pois no mundo de hoje a rapidez e tecnologia esta em alta e cada vez mais diversificada, portanto até mesmo o gênero textual vem se envolvendo nessa demanda, utilizado então nos meios sociais. O bom é que surgiram bastante interesse dos alunos nos dias de hoje em relação os gêneros textuais, a leitura e a escrita e especialmente pela leitura como pode afirmar MARCUSCHI,2002.

O estudo de gêneros é uma área produtiva para o funcionamento da língua e para as atividades culturais e sociais. Em geral, os gêneros se desenvolvem de maneira dinâmica e novos surgem com o desmembramento de outros, como, a televisão, o radio e a internet. (MARCUSCHI, 2002, P.19)

Para alfabetizar uma criança devemos ter um proposito com a finalidade de interagi-lo naquela determinada atividade para que possa aprender , hoje em dia uma boa forma de alfabetizar uma crianças é utilizar assuntos voltados   a sua vida social , assim a criança  cria mais liberdade e acaba se sentindo mais a vontade com curiosidade em aprender.

        Portanto a proposta deste projeto é o uso do gênero textual onde o professor vem com o ensino ao seu favor, pois pode se usar instrumentos de socialização onde o professor pode utilizar de uma maneira prazerosa através do convívio social.

        Pois muitas vezes, vemos os professores fazendo uso daqueles livros didáticos cheio de textos gigantes e sem um contexto social , onde acaba deixam a aula monótona e o aluno cansado .Porem os gêneros textuais podem ser reconhecidos facilmente pelos alunos , como por exemplo textos que os alunos presenciam no dia a dia com a família.

        Mas independente do projeto que a escola faz de alfabetização é importante que haja uma abertura tanto para o aluno quanto para o professor para desencadearem a alfabetização propriamente dita, ou seja, que trata sentido a criança por isso a importância de colocar contexto de gêneros textuais relacionados ao dia a dia , como afirma PÉREZ e GARCIA:

“De forma democrática, reflexiva e participativa que atribua ou transfira gradativamente  para  o  aluno, a responsabilidade  da  construção  do conhecimento,  que  ofereça  aos  alunos  a  possibilidade real  de  participar ativamente  de  sua  própria  aprendizagem,  negociando,  chegando  a  consensos e es coutando suas  propostas de atividades e  projetos a  serem realizados.(...) a criação subjetiva e a independência intelectual  que  abrem  as  portas  para  a transformação individual e coletiva.” (1997, p.25)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com