TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os desafios e perspectivas do ensino a distância nas escolas públicas

Por:   •  31/5/2021  •  Ensaio  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 19

Os desafios e perspectivas do ensino a distância nas escolas públicas

RESUMO

O artigo a seguir trata-se de um novo meio de ensino a distancia; O ensino online/EAD. Essa forma de aprendizado modificou o mundo inteiro e mostrou o que precisamos melhorar. Ressaltando todos os aspectos positivos e negativos que essa nova modalidade está oferecendo. O objetivo desse trabalho foi mostrar os dois lados da moeda. O quanto isso agregou ao no nosso ensino de uma certa forma e quanto foi decadente em outros aspectos. O artigo também dialoga com a preocupação do futuro da educação publica no ensino a distancia. Trazendo a realidade nua e crua da educação no Brasil. Após essa analise chegamos há uma conclusão que o mundo digital chegou para ficar, mesmo não estando pronto para essa nossa revolução, pois sabemos a dificuldade que famílias carentes vem enfrentando e o quanto isso vai demorar a passar a ser a realidade deles. Mas não podemos deixar de dar uma ênfase nessa evolução, pois possibilitou o acesso mais rápido e mais pratico da educação, de uma forma que nunca foi visto antes.

Palavra chave: Ensino a Distância, educação, desafio é perspectiva é ensino híbrido.

ABSTRACT

          The following article is a new means of distance learning; Online education / EAD. This way of learning has changed the whole world and shown what we need to improve. Highlighting all the positives and negatives that this new modality is offering. The purpose of this work was to show both sides of the coin. How much it added to our teaching in a certain way and how much it was decaying in other aspects. The article also dialogues with the concern for the future of public education in distance learning. Bringing the naked reality of education in Brazil. After this analysis we reached a conclusion that the digital world is here to stay, even though it did not provide ready for our revolution, because we know the difficulty that needy families have been facing and how long it will take to become their reality. But we cannot fail to place an emphasis on this evolution, as it has made possible faster and more practical access to education, in a way that has never been seen before.

Keyword: Distance Learning, education, challenge and perspective is hybrid teaching.

INTRODUÇÃO  

A educação, em si, desempenha um papel de extrema importância no processo de desenvolvimento da sociedade, sendo esta a principal ferramenta elementar no processo de formação cidadã.

Neste contexto, o ensino a distância nas escolas públicas está cada vez mais procurado, pois este meio possibilita uma aos estudantes uma aprendizagem no âmbito virtual, no qual o ensino se adapta ao tempo do aluno, diferente das aulas presenciais, em que o aluno teria de se adaptar ao tempo das aulas.

A ideia básica de educação a distância é muito simples: alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Estudando em locais distintos, eles dependem de algum tipo de tecnologia para transmitir informação e lhes proporcionar um meio para interagir (MOORE; KEARSLEY, 2007, p. 1)[1]

Devido a esta pandemia a educação a distância no formato adaptável e abrangente tornou-se necessária, a evolução do ensino foi ampliada, uma vez que, este formato pode chegar a pessoas com pouco ou até mesmo nenhum acesso à educação.

Em relação ao ensino a distância o título da introdução é demonstrar e convencer o leitor na importância da educação a distância para o futuro da nação.

Neste modo e objetivando frisar e demonstrar uma modalidade de ensino neste formato e que foi muito precursor em 2020, apresentamos como tema para o projeto a ensino a distância nas escolas públicas de Minas Gerais sendo um mecanismo que atinge e alcança pessoas que antes não tinham acesso de forma “estruturada”, ou seja, educação em prédios, etc.

Por meio deste projeto percebemos que muitas pessoas não tem o fácil acesso para obter um deslocamento de suas residências e até mesmo condições financeiras para custear a ida asa escolas e que está modalidade surgiu como uma nova forma e um novo modelo de se pensar sobre este ensino.

Por mais, a facilidade ao acesso é um dos seus principais pontos, não há limites para a educação a distância, fato este que os alunos possuem uma maior flexibilidade e os efeitos deste formato atinge até mesmo o meio ambiente

O que se entende por ensino a distância

  1. CONTEXTO HISTÓRICO

Nos dias atuais o Ensino a Distância (EAD) no Brasil tomou grandes proporções devido, principalmente, a Pandemia de 2020. Dessa forma, para que possamos entender a sua real importância devemos entender o seu contexto histórico em nosso país, para assim conceituá-lo.

A trajetória do Ensino a Distância teve o seu início no século XX, quando instituições privadas, denominadas Escolas Internacionais, ofereciam cursos por correspondência.

O ensino a distância já existe no mundo há quase um século e no Brasil ela existe desde a década de 1920, segundo Franco, Costa, Fávero, Gelatti e Locatelli (2006, p. 2)[2].

O que diferencia o Brasil de outros países é que, aqui, a Educação a Distância ficou por muito tempo restrita a iniciativas de educação supletiva ou de formação profissional de nível básico. Por muito tempo vigorou uma falsa crença de que não se poderia fazer ensino regular à distância.

Neste sentido, ao longo deste século foram realizadas adaptações com este novo modelo de ensino, possibilitando que as pessoas não somente estivessem presentes nas instituições, mas sim em lugares diferentes, mesmo que estes meios de comunicação tecnológicos fossem rádios e televisões.

Com a disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, em meados dos anos 1990, começaram a surgir os programas oficiais e formais de EAD. Esses programas eram voltados para a formação continuada de professores da rede pública de ensino (Mugnol, 2009, p. 344)[3].

Os primeiros programas formais, criados sob a ótica da regulamentação da década de 90, eram voltados para a formação continuada de professores da rede pública. São exemplos dessas iniciativas o Projeto Nave, em São Paulo (Almeida, 2001); o Projeto Virtus, em Recife (Neves; Cunha, 2002); o Projeto do Nied Unicamp, realizado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual de Maringá (Valente, 2000, apud Mugnol, 2009, p. 344).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com