TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO TECNICO

Trabalho Universitário: DESENHO TECNICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

Apostila sobre DESENHO TÉCNICO. Este material não é autoral. É a junção de várias fontes bibliográficas. No final da apostila o aluno poderá observar as referências bibliográficas.

1.1 – Desenho como forma de linguagem.

O desenho como linguagem é uma ferramenta importante para a comunicação de informações, de forma imediata e detalhada. O desenho técnico em engenharia é um dos mais importantes ramos do estudo nesse curso superior porque é a base de todos os projetos e subsequente fabricação. Todo estudante de engenharia deve saber fazer e ler desenhos. O desenho é uma ferramenta imprescindível para o nosso dia-a-dia , quer sejamos engenheiros, arquitetos, jornalistas, futebolistas ou médicos.

Todos os projetos e instruções para a fabricação ou execução de alguma coisa, são preparados por desenhistas profissionais, mas mesmo alguém que nunca tenha feito projetos, mas trabalhe na área, deve ser capaz de lê-los e entendê-los. O estudo do desenho técnico em engenharia é especialmente importante para o engenheiro pois ele é o responsável pelos projetos e especificações requeridos no seu trabalho e, por isso, deve ser capaz de interpretar cada detalhe pela exatidão e perfeição.

O desenho técnico é um tipo particular de desenho, que obedece a regras bem definidas. Serve para comunicar uma ideia ou um conceito de modo único, sem ambiguidades nem significados múltiplos. O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia, arquitetura, urbanismo e áreas afins. A finalidade em se estudar a linguagem do desenho técnico é que se possa escrevê-la de maneira clara para que alguém que, familiarizado com este assunto, possa lê-la sem que fique alguma dúvida. Para isso, é preciso conhecer sua teoria e composição básica e ter conhecimento também das abreviaturas e convenções adotadas.

Por seus princípios serem praticamente os mesmos em todo o mundo, alguém com conhecimento no assunto pode ler e entender essas informações independente do país em que tenha sido desenvolvido o projeto.

A linguagem do desenho técnico é completamente gráfica e escrita, e é interpretada pela aquisição de um conhecimento visual do objeto representado. A execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exige treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais. O êxito de um aluno nesta matéria será indicado não somente pela sua habilidade na execução, mas também pela sua capacidade de interpretar linhas e símbolos e visualizá-los claramente no espaço.

A representação gráfica e o desenho em geral satisfazem aplicações muito diversas e estão presentes em praticamente toda atividade humana. O desenho deve ser considerado uma ferramenta de trabalho, e sem ele, alguns profissionais como engenheiros, arquitetos, urbanistas, não se exprimem completamente.

A representação gráfica e o desenho estão ligados as mais diversas áreas. Desde as artes plásticas até o processamento de imagens via satélite – passando pela fotografia, pelo vídeo, pelo desenho manual ou por meios informáticos e sujeita ou não a convenções estabelecidas, como no caso do desenho técnico, que o elevam ao nível de linguagem – a representação gráfica permite o registro de toda a simbologia gráfica que possibilita a comunicação.

A transmissão de ideias ou conceitos é numa primeira fase, transmitida através de esboços mais ou menos elaborados. Nas fases seguintes, os desenhos ganham complexidade. À medida que as ideias vão evoluindo e tomando forma, os desenhos podem passar para suportes informáticos com o auxílio do CAD (computer aided design).

Existe uma frase popular que resume muito bem a vantagem da comunicação pelo desenho: “uma imagem vale mais que mil palavras”. As imagens como que substituem o objeto a que se refere, e o seu impacto ultrapassa qualquer tentativa de definição verbal ou escrita. Se, associado à sua representação, lhe for conferido o caráter dimensional e de rigor de execução em termos da sua fabricação ou da sua construção, a imagem assume, para esse efeito, um caráter operacional e passa a ser “lida” pela representação de propriedades e características particulares, especialmente métricas.

De fato, um desenho técnico é, em geral, acompanhado de muitas anotações e explicações, como, por exemplo, dimensões, material do qual deve ser fabricado, normas que o enquadram, notas de montagem e execução, escalas, etc, que o complementam e sem as quais não seria possível sua fabricação ou execução.

Conhecendo-se a metodologia utilizada para a elaboração do desenho bidimensional é possível entender e conceber mentalmente a forma espacial representada na figura plana.

Na prática pode-se dizer que, para interpretar um desenho técnico, é necessário enxergar o que não é visível, e a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana é chamada visão espacial. Visão espacial é a capacidade de percepção mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto. Algumas pessoas têm mais facilidade para entender as formas espaciais a partir de figuras planas.

Para os profissionais da área técnica a visão espacial, ou percepção espacial, é portanto uma das habilidades mais importantes pois no dia-a-dia, o profissional necessita raciocinar espacialmente durante as atividades de projeto, montagens e construção.

1.2 - Desenvolvimento do desenho técnico.

A necessidade que o homem teve, desde sempre, de se comunicar com o semelhante levou-o inicialmente a procurar uma linguagem falada e mais tarde a recorrer à expressões escritas. As primeiras tentativas de comunicação por escrito fizeram-se por meio de desenhos, os quais tendendo a tornar-se progressivamente mais esquemáticos, numa procura de simplificação, acabaram por conduzir às chamadas escritas ideográficas, de que são exemplos os hieróglifos e a escrita ainda hoje usada na China. Estas escritas ideográficas cederam mais tarde o seu lugar às escritas com alfabeto, por serem mais práticas e de mais simples aprendizagem, visto se basearem num número relativamente pequeno de sinais, têm hoje utilização generalizada.

Desde a antiguidade o homem se comunica e se expressa usando várias simbologias. O homem primitivo usava a pintura para retratar aspectos da sua vida cotidiana. Os desenhos mais antigos de que se tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com