TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO TECNICO CIVIL

Artigos Científicos: DESENHO TECNICO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O Engenheiro civil é o profissional que dedica-se à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca esquecendo-se de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.

É necessário que o engenheiro civil aprofunde-se em matemática, ciências, e ainda deverá possuir uma mente que crie soluções novas, onde muitas vezes aparentemente não vislumbram-se opções favoráveis ao que se almeja construir. Além disso, deverá aguçar o seu senso de responsabilidade, e conhecimento para aquilo em que está concentrado o seu trabalho, pois estruturas formadas deverão estar preparadas para suportar terremotos, vendavais, furacões, mudanças de temperatura, e vários outros fatores inerentes às construções.

O PERFIL DO ENGENHEIRO CIVIL

O Perfil do novo Engenheiro Civil, de todas as engenharias, a Engenharia Civil exerce um papel fundamental no comprometimento com as áreas sociais e ambientais, considerando que permite que os principais recursos da natureza sejam transformados, adaptados e aplicados para o uso ou conveniência do homem.

Este artigo tem a principal finalidade de conhecer a opinião de todos que atuam na área quanto ao perfil profissional ideal do Engenheiro Civil na atualidade. Portanto é fundamental a participação de todos. De todas as engenharias, a Engenharia Civil exerce um papel fundamental no comprometimento com as áreas sociais e ambientais, considerando que permite que os principais recursos da natureza sejam transformados, adaptados e aplicados para o uso ou conveniência do homem.

Acredito que o profissional que atua nessa área deve ter:

• Preocupação, entre outras, em obter uma sólida formação básica;

• Capacidade de avaliar adequadamente as questões de segurança;

• Ética profissional;

• Relevante conhecimento técnico nas matérias inerentes à Construção Civil;

• Preocupação com o impacto ambiental do empreendimento;

• Habilidade avaliar o impacto econômico dos empreendimentos na vida das pessoas e da comunidade.

A grande demanda por profissionais desta área gera preocupações; as empresas ávidas em cumprir seus cronogramas acabam contratando profissionais despreparados trazendo graves consequências em médio e longo prazo principalmente com relação à segurança do empreendimento.

O Engenheiro Civil tem necessariamente que estar atento aos reflexos sociais e ambientais dos seus atos e nesse contexto terá de encontrar soluções que sejam adequadas e plenamente alinhadas do ponto de vista político, econômico, social e ecológico, bem como desenvolver esforços para ampliar seus conhecimentos, formação e capacitação profissional.

RESUMO

É essencial para o engenheiro ter uma visão ampla do mundo, e reconhecer que nos dias de hoje, sua atuação é de extrema importância na sociedade, expandindo um mercado de trabalho que atualmente encontra-se favorecido para os profissionais dessa área. Sem importar sua especialidade, o engenheiro deve estar diretamente ligado e empenhado com o amanhã da sociedade. Busca-se no presente artigo analisar as entrelinhas que satisfazem a comodidade humana, bem como a do próprio profissional. Além disso, aponta-se como deve ser a formação de engenheiros socialmente responsáveis tendo como base as habilidades necessárias para conquistar um excelente papel profissional. Através dessa analise podemos perceber, que o maior desafio para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com