TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMAWEB PARA RECOMENDAÇÃO DE CORREÇÃO DE SOLO

Por:   •  2/8/2016  •  Exam  •  3.557 Palavras (15 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 15

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MODALIDADE DA BOLSA – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PIBITI)

IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMAWEB PARA RECOMENDAÇÃO DE CORREÇÃO DE SOLO E SUCESSÃO DE CULTURA E ACOMPANHAMENTO DA PRODUTIVIDADE E EVOLUÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO: SOLO FÉRTIL

Rosinei Soares de Figueiredo

SÃO JOÃO EVANGELISTA

MAIO/2016[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura (2015) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (2015), a agropecuária é um dos principais pilares da economia brasileira. No atual cenário mundial de produção e exportação, considerando o ano de 2015, o Brasil é o terceiro maior exportador de produtos agropecuários, o que lhe confere superávits regulares na balança comercial. Além disso, o setor agrícola também representa a principal base da economia interna, pois é dela que são gerados os principais produtos básicos da alimentação regular da população.

        É importante destacar que o notável crescimento da produção agropecuária se origina, sobretudo, do aumento da produtividade através do uso de novas técnicas e tecnologias de produção à ocupação de novas terras. O Ministério da Agricultura faz um paralelo entre os dados de áreas de plantio de grãos entre 1960 e 2010 e aponta que, se o Brasil mantivesse a mesma tecnologia daquela época, teria de ocupar mais 145 milhões de hectares de terra apenas para a produção.

        Redin e outros (2010) atentam para o importante papel dos pequenos agricultores na economia brasileira. Eles são os principais responsáveis pelo abastecimento do mercado interno, respondendo pela produção de cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o país (PORTAL BRASIL, 2015). Apesar de sua importância, muitos desses produtores não conseguem acompanhar a evolução da modernização, seja por não dispor de condições agroecológicas propícias ou pela limitação dos fatores de produção, como terra, mão de obra e capital (REDIN et.al, 2010).

        Porém, é possível melhorar essa situação sem grandes custos. Existem técnicas que não demandam grandes investimentos e que promovem a maximização da produtividade do trabalho desses produtores. Dentre elas a rotação de culturas baseada na análise laboratorial do solo se destaca por ser acessível e, se utilizada da forma correta, reduz significativamente os custos do agricultor.

        Entende-se como rotação de culturas a alternância regular e ordenada no cultivo de diferentes espécies vegetais em sequência temporal numa determinada área (DUARTE JÚNIOR, 2010). Ela melhora as condições físicas, químicas e biológicas do solo, melhora a estrutura do solo ao interromper o ciclo vital, tanto de parasitas relacionados com determinadas famílias como o de algumas ervas infestantes, contribui para a proteção do solo contra a ação dos agentes climáticos e para o melhor aproveitamento de resíduos de adubações anteriores (BARROS et. al., 2011; IAPAR, 1995; MARCELO et. al., 2012).

        Contudo, uma decisão mais assertiva quanto a adubação e seleção da melhor combinação de culturas irá depender da correta interpretação da análise laboratorial de solo, da demanda de nutrientes pela cultura e da rentabilidade das espécies envolvidas, o que exige informações e conhecimentos técnicos especializados. Tais conhecimentos podem ser encontrados em livros, apostilas e vídeos, porém selecionar as informações torna-se um processo trabalhoso e passível de falhas, o que justifica o desenvolvimento de uma ferramenta segura, objetiva e prática que automatize esse processo.

        Os pesquisadores do presente projeto realizaram uma análise prévia das principais ferramentas existentes no mercado brasileiro que fazem a interpretação da análise de solo e recomendação de correção do solo. De forma geral, as ferramentas proprietárias, por apresentarem várias outras funções, requerem altos investimentos para os produtores. As versões gratuitas, analisadas se mostraram complexas para usuários não especialistas na área de plantio, não seguem as heurísticas de usabilidades de interface propostas por Nielsen (1994), são dependentes de arquitetura ou mesmo requerem conexão com a internet.

        Diante disso, o presente projeto tem por finalidade desenvolver uma ferramenta gratuita, independente de plataformas e de interface amigável para recomendações seguras de adubação, calagem – que é a aplicação de calcário no solo para corrigir seu nível de acidez (CFSEMG, 1999) – e sucessão de culturas para hortas. O sistema manterá os dados do histórico de cultivo para controlar a evolução da fertilidade do solo e a produtividade das hortas, tais dados poderão ser visualizados através de gráficos e tabelas. Também disponibilizará informações úteis sobre os principais produtos agrícolas cultivados em Minas Gerais.

        A automação do processo de sugestão de adubação, calagem e rotação de cultura, além de torná-lo mais assertivo, possibilitará o aumento da lucratividade do produtor, também valorizará a adubação e calagem como meio para melhorar a produtividade do solo, promoverá a divulgação das vantagens da utilização da técnica de rotação de culturas no aproveitamento de nutrientes e melhoria da qualidade do solo e difundirá a análise laboratorial de solo como ferramenta correta para a base de sua correção.

  1. OBJETIVOS

        Este capítulo constitui-se da apresentação do objetivo geral e dos objetivos específicos necessários ao cumprimento do objetivo geral, definindo-se a meta que se pretende atingir com a elaboração do projeto.

  1. OBJETIVO GERAL

        O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver uma ferramenta gratuita, independente de plataformas e de interface amigável para recomendações seguras de adubação, calagem e rotação de culturas para hortas, além do acompanhamento da fertilidade do solo e produtividade das hortas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (312.5 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com