TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Ensaios: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Com base em dados coletados em mais diversas fontes de pesquisas com relação a desenvolvimento humano entre os países do BRICS que são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e ainda a mesma análise sobre a nossa região da faculdade de Taguatinga Facnet, será possível verificar como os países dos BRICS evoluiriam seus índices bem como os dados de Brasília. Dessa forma, esse artigo visa trazer informações úteis de como estamos frente aos desafios de desenvolver em diversas etapas sócias e econômicas.

ETAPA 1

MEDIDAS DO DESENVOLVIMNTO ECONÔMICO

O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a correr nos países ou estado-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de processo técnico.

Os dois fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico são:

A taxa de acumulação de capital em relação ao produto Nacional.

E a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.

Sendo a principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista, É a existência ou não e uma estratégia nacional de desenvolvimento, em que o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais (Politicas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota.

Para se ter um melhor desenvolvimento econômico foram apresentados três formas de medidas que são:

• O Índice de GINI.

• A Curva de Lorenz.

• IDH-Índice de Desenvolvimento Humano.

ÍNDICE DE GINI- Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado Gini, O coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

O Coeficiente varia entre 0 e 1, Sendo que quanto mais próximo do zero menor é desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um maior a concentração de renda do país. Na pesquisa divulgada em 2009 mostra que o Brasil é 54,4 ou 0,544 relativos ao ano 2008, O que demonstra que o nosso país tem uma alta concentração de renda.

O Índice de Gini é calculado com razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz – Um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender as desigualdades.

A CURVA DE LORENZ

É uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Onde a palavra chave é consumo e economia, A curva de Lorenz (ou Curva de Concentração Lorenz) Consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição de rendimentos entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. O Gráfico consiste num diagrama em que um dos eixos é colocado a variável rendimento e no outro lado a população, Ambos representados por classes percentuais que cabe a cada grupo da população, O que permite fazer uma leitura do tipo:’’ Os X% da população mais pobre detém Y% do total de rendimentos.”

Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, Maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na reparticipação do rendimento entre as famílias. A curva de Lorenz pode ser complementada com o índice de Gini, O qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida a população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Classificação de acordo com o IDH (Leva em consideração a classificação, ranking)

25% de menor IDH – desenvolvimento humano baixo (geralmente países em processo de desenvolvimento).

25% acima do menor IDH – desenvolvimento humano alto (geralmente países em processo de desenvolvimento).

25% abaixo dos países de melhor IDH – desenvolvimento humano alto (geralmente países em rápido processo de crescimento econômico-emergentes).

25% abaixo dos países de melhor IDH – desenvolvimento humano (geralmente países ricos e bem desenvolvidos).

O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano.

1 – A renda, medida pelo PIB per capta, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país;

2 – A Longevidade, medida pelos números de expectativa de vida ao nascer.

3 – A educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

Essas são as medidas feitas para serem calculadas as medidas tomadas para melhor calcular os desenvolvimentos humanos.

A pesquisa realizada procura mostrar a complexidade do debate que envolve a questão do desenvolvimento econômico.

O Termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista Inglês Jim O’Neill para fazer referência a quatro países BRASIL, RÚSSIA, INDIA E CHINA. Em abril de 2001, foi adicionada a letra “S” em referência a entrada da África do Sul. Desta forma o termo passou a BRICS.

Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo: O bom crescimento econômico, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com