TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO E RESPONSABILIDADE DO COMPTAÁRIO

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO E RESPONSABILIDADE DO COMPTAÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nesta disciplina vamos estudar a importância do contador na implantação de planejamento nas micro e pequenas empresas e entender melhor sobre elas, pois uma empresa sem contador é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento, seu futuro; não terá ficha cadastral, como também dificuldade de conseguir empréstimos bancários.

As funções de um contador ou escritório de contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios.

DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A RESPONSABILIDADE DO CONTADOR SUA IMPLANTAÇÃO

O planejamento é um instrumento de orientação muito importante para todas as ações que tomamos em nossa vida. É por meio do planejamento que definimos nossos objetivos e o caminho a seguir para alcançá-los. Conforme avançamos, vamos redefinido e adequando algumas ações. Portanto, é imprescindível que todas as empresas e profissionais tenha um planejamento, segundo Maximiniano (2000), planejamento é a ferramenta usada pelas pessoas e organizações para administrar suas relações com o futuro. O processo planejamento pode ser definido de varias maneiras:

Planejar:

* É definir objetivo ou resultados a serem alcançados.

* É definir meios pra possibilitar a realização de resultados

* É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo.

* É tomar no presente decisões que afetem o futuro, para reduzir a incerteza.

É por isso que e necessário que micro e pequenas empresas tenham um planejamento implantado. Pois as pequenas empresas são extremamente sensíveis a mudanças na economia. Além disso, nas pequenas empresas, as decisões são normalmente tomadas pelos proprietários sem auxilio ou assessoria de um profissional qualificado no que diz respeito à ciência da administração. Isto faz com que as ações tomadas por estas empresas sejam, em grande parte, reações a mudanças no ambiente, ao invés de serem pró-ativas. Apesar de as mudanças que ocorrem ser imprevisível, o empresário que administra sua empresa estrategicamente está sempre atento aos pequenos sinais de mudanças e a novas tendências, o que faz com que possa agir rapidamente aproveitando novas oportunidades e tentando neutralizar ameaças. As empresas que tem um planejamento estratégico se antecipam as mudanças, pois já tem um grande diferencial, podendo, inclusive, acelerar a concretização da mesma. Buchele (1980) apud em Terence (2002) afirma que as limitações de recursos financeiros impossibilitam à pequena empresa competir em várias frentes, e isto reforça a necessidade destas empresas em ter suas ações planejadas. A essência da estratégia empresarial está na competição, por isso o planejamento estratégico deve considerar os concorrentes, além dos fornecedores, clientes e do mercado como um todo.

O problema é que as metodologias para planejamento estratégico existentes foram desenvolvidas para grandes empresas, e não levam em consideração as particularidades das pequenas, isto faz com que o planejamento estratégico praticamente não seja utilizado nestas empresas. Através disso observei que o contador e o principal responsável pela implantação do planejamento nas micro e pequenas empresas, pois ele e um assessor de planejamento, como conselheiro, ora como psicólogo, ora despachante, ora como preposto, ora como representante. Tudo isso sem falar de um dos pontos mais básicos e fundamentais: ele é chamado a dar aval profissional às ações da empresa, perante bancos, fornecedores, acionistas, e o governo, evidentemente. O Contador é essencial para as micro e pequenas empresa. Não só pelo planejamento estratégico, mas também para planejamento social e para questões ambientais.

Em minha opinião, o Contador é mais importante na pequena empresa do que numa grande. Nas grandes corporações, os setores são administrados por profissionais que comandam áreas específicas e agregam seus conhecimentos para o desenvolvimento da empresa. Quando tratamos de micro e pequenas, na maioria dos casos, a administração é exercida pelos próprios donos e, quando muito, assessorada por gerentes. O papel do Contabilista é imprescindível. Com seu conhecimento, ele concentra informações tanto na Contabilidade, como na gestão da empresa. Resumindo, o Contabilista é um profissional necessário para a grande empresa e fundamental às pequenas.

Como as micro e pequenas empresas - MPE possuem papel relevante no desenvolvimento das comunidades onde estão implantadas, as ferramentas que permitem melhorar a atuação delas merecem atenção. Diante de um mercado altamente competitivo, as empresas estão buscando cada vez mais ferramentas gerenciais que, alem de diminuir os índices de fechamento de empresas, maximizam o lucro e o retorno sobre o capital investido. Neste sentido, o uso de ferramentas contábeis pode auxiliar no planejamento da empresa e facilitar seu crescimento, com o impacto indireto sobre o desenvolvimento da comunidade onde está inserida.

No cenário econômico atual, a informação representa um dos quesitos mais importantes na gestão administrativa. Na atualidade muito comenta sobre as necessidades de empreender, criar e inovar, de empreendedores que realizam ações de forma diferenciada. O empreendedorismo pode propiciar fator de diferenciação para a atividade empresarial e contribuir para a perenidade da empresa no mercado.

AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Entrevistando o proprietário de uma pequena empresa sobre o planejamento e controle da sua empresa ele mim passou algumas informações sobre a vida comercial e plano, onde pude constatar que ele utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com