TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL ATIVIDADES DO DESENVOLVIMENTO

Seminário: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL ATIVIDADES DO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO

DPP – DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO

SÃO PAULO

Aula tema 1 +– atividade colaborativa

Relatório

• Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho, considerando o contexto brasileiro e, mais especificamente, a região em que vive?

• Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje?

• Quais serão os principais desafios que se apresentarão aos profissionais recém formados, para que possam atuar no futuro?

• Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas?

O mundo do trabalho têm passado por mudanças significativas no mercado de trabalho e no Brasil não é diferente; há estudiosos que comparam os impactos dessas mudanças como os da revolução industrial, porém com cunhos modernos pautados em tecnologia, informação e informatização.

Conceitos como sustentabilidade, otimização de processos e gestão por competências ganham destaque no mercado de trabalho e na forma como o mercado se comporta. As empresas voltam os olhos para o meio ambiente e a preservação de recursos naturais com o uso consciente da matéria prima, com a aplicação de técnicas de reciclagem, reflorestamento, reaproveitamento sustentável; como ,por exemplo, o remanejamento do solo e utilização de 100% da matéria prima provinda do plantio consciente – como é o caso de empresas de papel e celulose que adotaram a postura de plantar 100% da madeira que é ultizada em sua produção. No setor de Recursos Humanos, houve mudanças visíveis como a extinção do Departamento Pessoal ( o antigo DP) que deu lugar ao Departamento de recursos humanos e com esta mudança de nomenclatura veio também mudanças na forma de tratamento e recrutamento de funcionários que deixam de ser apenas funcionários e passam a ser colaboradores com uma visão mais participava do negócio, como também na forma de gestão que deixa o modelo obsoleto de supervalorização do tempo de experiência, para promoções por exemplo, e passa à atuar como gestor de competências e habilidades, valorizando o conhecimento e capital humano de forma a desenvolver e reter talentos. Em todos os âmbitos da administração, teorias como a de Maslow, Kotller, Chiavenato dentre outros “mestres” elevaram o mundo do trabalho de uma visão Fordista –focada na produção - para uma visão mais arrojada e alinhada aos tempos modernos.

Obviamente, essas e outras mudanças são apoiadas na aprimorização tecnológica, informatização de processos e a informação passa a ter um valor e caráter decisivo em qualquer tomada de decisão onde todos os dados são compilados para que forneçam subisidios para ações mais assertivas dando uma margem de erro extremamente menor nos processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com