TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO CÍTRICO NO SUCO DE FRUTAS CÍTRICAS

Por:   •  11/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

PROGRAMAS DE SEGURANÇA

Relatório Técnico Referente ao:

 “Estudo Realizado das Condições de Saúde e dos Ambientes de Trabalho na Citricultura do Estado de Sergipe”

Aracaju-SE

2018

Sumário

Dados Técnicos        3

1.        Introdução        4

2.        Objetivo        4

3.        Resumo das condições        4

4.        Medidas preventivas e corretivas        6

5.        Conclusão        9

6.        Bibliografia        9

7.        Data do Documento e Assinatura do Profissional        9


Dados Técnicos

Título do Estudo Analisado: Estudo das condições de saúde e dos ambientes de trabalho na citricultura do estado de Sergipe

:

Área de concentração: Produção de Citrus

Período dos Levantamentos de Campo: junho a novembro de 2013

Período das Avaliações de Saúde: novembro de 2013 a maio de 2015

Resumo: Estudo dos ambientes de trabalho na produção de citrus e das condições de saúde a partir de levantamentos de campo realizados em duzentos e cinquenta estabelecimentos rurais de sete municípios do Estado de Sergipe.


  1. Introdução

Durante os anos de 2013 a 2015, o Ministério Público do Trabalho em parceria com a Universidade Federal de Sergipe realizou um estudo das condições do ambiente e dos processos de trabalho em sete municípios produtores de laranja do Estado de Sergipe. O estudo teve como objetivo a obtenção de dados sociais e relativos à segurança do trabalho visando o aumento da produtividade, qualidade de vida para os trabalhadores e redução de acidentes de trabalho.

O presente trabalho analisa o estudo proposto em toda a sua parte relativa a segurança do trabalho com enfoque aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), sugestões de medidas preventivas e corretivas para as condições de trabalho dos trabalhadores da citricultura.

  1. Objetivo

Uma análise técnica dos dados coletados pelo estudo de modo a sugerir adoção de medidas de segurança que visem eliminar ou neutralizar os riscos aos quais os trabalhadores da citricultura estão submetidos.

  1. Resumo das condições

O trabalho rural na citricultura exige um elevado esforço físico e, em sua grande maioria, os empregadores pouco se preocupam com as condições do meio visando à melhoria de qualidade de vida para seus trabalhadores, apenas busca-se o aumento de produtividade aliado à redução de custos.

O fato de não existir o controle dos acidentes, doenças e mortes relativos à atividade, relaciona-se a isso a não adoção de medidas que visavam à proteção e a promoção da saúde dos trabalhadores, referentes às características do ambiente laboral.

O Estado de Sergipe é um dos maiores produtores de citrus, dos municípios que concentram grande parte da produção, os analisados para o estudo foram: Boquim, Cristinapólis, Itabaianinha, Salgado, Tomar do Geru, Umbaúba e Lagarto.

No sistema produtivo, os dados coletados foram baseados nos perfis dos responsáveis pelos estabelecimentos, caracterização dos estabelecimentos, mão de obra contratada, utilização de adubos e uso de venenos agrícolas.

Quanto aos acidentes de trabalho, analisaram-se os perfis dos acidentados, tipologia e consequências dos acidentes. Sobre os indicadores de saúde foram realizadas coleta de sangue e urina, exames clínicos, odontológicos, espirométrico e auditivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com