TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS EM ALIMENTOS

Pesquisas Acadêmicas: DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS EM ALIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Proteínas são compostas de aminoácidos e têm a função de reparar os tecidos, participam no equilíbrio entre os fluidos do corpo, de acordo com sua estrutura molecular, tem uma função biológica associada as atividades vitais. O nosso corpo necessita fortemente de aminoácidos para conseguir sintetizar as suas proteínas, temos dois tipos de aminoácidos, os essenciais e não essenciais. Os essenciais ou indispensáveis, são aqueles que o nosso organismo não tem capacidade de sintetiza, a única forma de que dispomos para obter é através da ingestão de determinados alimentos, sendo através de carne, dos ovos, do leite e seus derivados. Quanto aos aminoácidos não essenciais, são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, mais concretamente que o nosso fígado sintetiza, que são a alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

OBJETIVO

O objetivo da aula prática em laboratório foi determinar em qual dos alimentos (água, albumina, glicina, leite sem ferver, leite fervido, amido, suco de frutas, óleo de soja) havia presença de proteínas , ao acrescentar o reagente biureto, e identificar se havia presença de aminoácidos nos mesmo alimentos ao acrescentar o reagente ninhidrina.

CONCLUSÃO

Percebemos que as proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e nas propriedades das proteínas individuais. Na adição dos reagentes, quando há presença de aminoácidos ou proteína, percebemos imediatamente alteração da cor na solução estudada, porém no caso do leite fervido e da glicina, ao ser acrescentado a ninhidrina percebemos que não houve alteração imediata, foi necessário aquecer as soluções para então determinarmos a presença de aminoácidos.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »