TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: MARKETING

Artigos Científicos: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2.ENTREVISTAS 5

2.1.DADOS DA EMPRESA 1 5

2.2.QUESTIONÁRIO EMPRESA 1 5

2.3.ANALISE DAS INFORMAÇÕES 6

2.3.1.ANALISE DAS INFORMAÇÕES, ANALISAR CRITICAMENTE AS INFORMAÇÕES, DESCREVENDO COMO A EMPRESA DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES DE MARKETING 6

2.3.2.IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA, APONTAR PRINCIPAIS PROBLEMAS DETECTADOS NA EMPRESA 6

2.3.3.PLANO DE AÇÃO, DESCREVER AÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS. APONTE PELO MENOS 5 AÇÕES 7

2.4.DADOS EMPRESA 2 7

2.5.QUESTINONÁRIO 7

2.6.ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES 8

2.6.1.ANALISE DAS INFORMAÇÕES, ANALISAR CRITICAMENTE AS INFORMAÇÕES, DESCREVENDO COMO A EMPRESA DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES DE MARKETING 8

2.6.2.IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA, APONTAR PRINCIPAIS PROBLEMAS DETECTADOS NA EMPRESA 9

2.6.3.PLANO DE AÇÃO, DESCREVER AÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS. APONTE PELO MENOS 5 AÇÕES 9

3.CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo das estratégias competitivas utilizadas pelas empresas. Apresentamos um diagnóstico empresarial da área de marketing das empresas Baby Hair Cabeleireiros Infantil e Surya Móveis e Colchões, pois hoje em dia não basta ser o melhor. O sucesso de uma empresa consiste em ser diferente, única, estando sempre atenta as mudanças que estão acontecendo ao seu redor. Os caminhos que as empresas trilham para alcançar a excelência é muito interessante e de profundo aprendizado, conforme vamos conferir a seguir com as entrevistas efetuadas junto ao departamento de marketing das referidas empresas.

2. ENTREVISTAS

2.1. DADOS EMPRESA 1

Nome: SURYA MOVEIS E COLCHOES

Endereço: Ladeira Rodolfo de Siqueira, nº 110 Centro

Cidade: Jacareí

Setor que atua: Comércio

Nome pessoa responsável por marketing da empresa: Newman Christian Arsana

2.2. QUESTINONÁRIO

1) A empresa possui um banco de dados de clientes?

R. Sim

2) Como a empresa determina os preços dos produtos?

R. A empresa calcula todos os custos da empresa, e através deste método elabora o preço final do produto onde podemos chamar de margem para a negociação com os nossos consumidores.

3) Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R. Atualmente a empresa usa de radio, jornal local, carro de som, tablóides e propagandas diversas na porta da loja.

4) A empresa monitora seus concorrentes?

R. Sim.

5) A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

R. A empresa não faz isso.

6) A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

R. Não fazemos nenhum tipo de pesquisa de mercado.

7) Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

R. Falha na forma como é feita a exposição de produtos na loja, para melhorar o problema é 1) necessário que os envolvidos tenham um melhor conhecimento em arrumação e disposição dos produtos através de cursos disponíveis no mercado, 2) treinamento de como deve ser feito o layout da loja, 3)mudar a decoração semanalmente para criar a sensação de um ambiente novo, 4) manter a loja sempre organizada para criar uma sensação de bem estar a todos e principalmente para o consumidor.

8) Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?

R. Bem se sabe que toda a mudança causa desconforto ou resistência por parte dos subordinados, o que se deve fazer é priorizar o bem estar de todos e que esta melhoria ira beneficiar a todos onde o objetivo é maximizar as vendas, e assim beneficiar a todos os envolvidos.

2.3. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

2.3.1. ANALISE DAS INFORMAÇÕES, ANALISAR CRITICAMENTE AS INFORMAÇÕES, DESCREVENDO COMO A EMPRESA DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES DE MARKETING.

A empresa desenvolve de forma fraca não investindo o suficiente para que possa lhes dar um resultado satisfatório, onde seria necessária uma maior agressividade em todos os setores do marketing, para que a empresa pudesse atingir com eficiência e eficácia os consumidores e assim reverter em vendas, foi sugerido um investimento mínimo para que a empresa possa ser constante neste setor e aproveitar os benefícios que esta ferramenta possa trazer.

2.3.2. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA, APONTAR PRINCIPAIS PROBLEMAS DETECTADOS NA EMPRESA.

Alem da falta de estrutura, a empresa precisa melhorar no marketing, pós venda, falta de treinamento para os vendedores, cursos para a motivação, melhorar a organização, manter um estoque separado da loja, trocar a fachada, trocar o piso da loja, escolher melhor os produtos, fazer pesquisa de mercado, projetar metas para o crescimento, estabelecer metas para os vendedores etc...

2.3.3. PLANO DE AÇÃO, DESCREVER AÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com