TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL COM FOCO EM MARKETING

Monografias: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL COM FOCO EM MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscaremos identificar problemas vividos por duas empresas de setores bem diferentes mas com pontos em comum no que se refere a administração de uma empresa como ciência.

2. Pesquisas

2.1 Empresa X

Pesquisa realizada junto a EMPRESA X, que é uma incorporadora de pequeno porte localizada em Marília - SP.

Identificamos que a empresa entrevistada possui um banco de dados de clientes e de interessados nos empreendimentos futuros. Este banco de dados é feito de forma simplificada em tabela no Excel, o que torna a busca e a utilização dos dados armazenados dificultosa. E não são feitas pesquisas de satisfação com clientes.

Os preços são determinados pelos diretores da EMPRESA X após análises dos dados como: estimativa de gastos com a execução do projeto e valor dos imóveis que tenham o mesmo padrão e estejam localizados na mesma região da cidade onde atua a empresa em questão.

Têm por hábito a divulgação da empresa em duas revistas da cidade, que tem sua venda feita por assinatura ou em bancas de revista além de distribuição em escritórios e consultórios da cidade. Segundo os diretores, a intenção da frequente publicidade é fortalecer a imagem da empresa frente a possíveis clientes. Em momentos de lançamento de produtos a empresa se utiliza de outras divulgações como outdoor, e distribuição de panfletos em shopping da cidade.

É feito um acompanhamento informal dos concorrentes através de informações obtidas com imobiliárias, arquitetos e “amigos” dos diretores.

Referentes às pesquisas de mercado, estas são feitas de forma “caseira” - os diretores montam um breve questionário e os próprios funcionários de escritório saem a campo para obter respostas, sem preocupação com critérios técnicos de pesquisa. As pesquisas acontecem apenas no momento de preparação de lançamento de um novo produto.

Analisando os dados pesquisados e conversando com funcionários da empresa notamos que existe uma represa de produtos lançados pela empresa que não foram bem recebidos pelo mercado consumidor. Estes produtos tornaram-se um problema para a empresa pois além do grande investimento, implicam em alto custo de manutenção necessária para que o imóvel esteja sempre em perfeitas condições aguardando eventual interessado em adquiri-lo a qualquer momento.

Este problema, na nossa visão, tem origem na falta de pesquisa de mercado. Os imóveis privilegiam as áreas integradas da casa e possuem quartos pequenos o que, segundo o funcionário que faz o acompanhamento das visitas de interessados na compra, são conceitos que estão na contramão do desejo das pessoas que buscam uma casa nesta faixa de valor comercial.

Como plano de ação sugerimos:

1- Pesquisa de mercado eficiente antes da construção de novo imóvel.

2- Contratar uma empresa de marketing ou uma consultoria a fim de nortear a pesquisa de mercado que será feita dando maior segurança à empresa na busca por compradores para seus produtos.

3- Fazer um plano de marketing para que estes imóveis já construídos se tornem interessantes para possíveis compradores.

4- Pensar na hipótese de locação dos imóveis já construídos, evitando que eles fiquem vazios gerando mais gastos de manutenção.

5- Aumentar a visibilidade da empresa buscando se fixar no mercado, o que aumentará a vontade dos consumidores em ser seu cliente.

2.2 Empresa Y

Pesquisa realizada junto a EMPRESA Y, que é uma escola de primeiro grau localizada em Marília - SP.

Identificamos que a empresa entrevistada possui um banco de dados de clientes/alunos e de interessados nos serviços oferecidos. Este banco de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com