TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA - PROJETOS

Artigos Científicos: DIDATICA - PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO

LEIA COMIGO

Público alvo: 3 e 4 anos - Educação Infantil

Duração: 2 meses

OBJETIVOS GERAIS

Incentivar o desenvolvimento do hábito da leitura no ambiente familiar.

Estimular o gosto pela leitura desde a Educação Infantil.

Envolver os pais no processo de desenvolvimento cognitivo dos seus filhos (as).

Desenvolver os aspectos: Afetividade, Raciocínio, Censo crítico, Imaginação, Criatividade e a Linguagem oral.

Formação de valores.

Tornar a leitura um ato prazeroso

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover momentos de contação de histórias.

Proporcionar diariamente momentos de leitura e de manifestações da oralidade, nos quais as crianças possam escolher espontaneamente os livros e manuseá-los.

Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.

JUSTIFICATIVA

A infância é um momento em que as crianças estão mais propicias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente. É de fundamental importância apresentar as crianças, que o ato de ler pode ser mágico.

A leitura é significativa em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo a nossa volta. Tendo em vista que, o adulto é o ponto de referencia da criança, suas atitudes e gestos serão copiados, por isso o momento mais propício para o desenvolvimento de hábitos de leitura é nos seus primeiros anos de vida. Então, é nessa idade que é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e principalmente estimular hábitos desejados pelos adultos.

Ressaltamos que o gosto pela leitura de livros literários possa ser desenvolvido na vida das crianças desde bem cedo. É durante os primeiros anos de vida da criança, que mesmo não sabendo ler histórias, poderá ouvi-lás, manusear livros, visualizar imagens, através do contato com a magia da leitura.

METODOLOGIA

Em dias alternados a professora apresentara três livros ,os alunos escolhem o livro, ou seja a história que mais chamou a atenção.Desenvolvendo uma ação prazerosa com a leitura e escrita de textos, tendo acesso a livros para manusea-los. Apresentar na roda de história; leitura de imagens, histórias cantadas, CDs de historinhas infantis, dentre outras;

Participação ativa das crianças nas histórias colaborativas;

Brincar com histórias e personagens (dramatização);com fantoches ,teatro de sombra e etc.

Culminância: produto final; confecção de um livro coletivo o qual será apresentado na reunião de pais.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Linguagem oral e escrita Natureza e Cultura, Artes e Movimento

Para garantir a relação do trabalho será organizado em temas:

Histórias;

Parlendas;

Receitas;

Bulas;

Cartas;

Paródias;

Contos e cantigas populares

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua possibilitando que as crianças acompanhem seus trabalhos de modo a vencerem suas dificuldades e chegar à aprendizagem. Ela terá como objetivo intervir e modificar a prática docente e garantir uma aprendizagem dinâmica e significativa. Serão utilizados registros espontâneos, portfólios e o livro coletivo produzido ao longo do projeto pelas crianças.

REFLEXÃO SOBRE A VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR

A sala é composta por 24 alunos de 3 e 4 anos. Algumas crianças são calmas, relacionam-se com tranqüilidade tanto com os colegas, como o professor. Enquanto a maioria das crianças resiste às regras e não cumprem os combinados, sendo necessário uso excessivo de conversas e aplicação de sansões.

A educadora é muito dócil, e seu afeto pelo grupo é visível.

O grupo por sua vez chama a atenção com gritos e muitas birras.

Nas atividades, a concentração geral das crianças é bem pequena, pois se dispersam e se distraem com muita facilidade.

A sala também tem uma criança que constantemente “rouba a cena’’, com birras e choros intermináveis”. Nesse momento a educadora foi orientada pela coordenadora para que saia da sala com a criança para outro espaço, até que se acalme o grupo fica com uma auxiliar de classe, até que a mesma volte. A estratégia foi boa, porém os alunos, nesse momento ficam prejudicados no processo de aprendizagem. A educadora procura através de estratégias como: contar histórias que apresentem um tema para que juntos possam discutir e pensar sobre combinados e regras de convívio , propiciando a afetividade do grupo.Entre outras atividades: de pintura ,colagem, escultura com massa de modelar , jogos e brincadeiras interativas.

PLANO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com