TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pratica Didáticas

Por:   •  20/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Relatório de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais.

Wagner Batista Oliveira

RA: 1147426

Projeto de Prática:

“Praticas pedagógicas do professor que atua na Educação Básica”

Vitória

2015

“Práticas pedagógicas do professor que atua na Educação Básica”

A pesquisa de Projeto de Práticas Pedagógicas com proposta de desenvolver por meio de entrevistas realizadas com base no questionário desenvolvido pela disciplina, Didáticas e Metodologia do Ensino de Educação Física aonde vem através desse relatório apresentar as informações relatadas por dois profissionais educadores sobre suas perspectivas, analise critica, conceitos, suas experiências e vivencia na educação básica do ensino dentro da sua área (disciplina) e campo de atuação (escola) relatando sobre o papel do professor e do aluno, do planejamento escolar, e sobre o sistema educacional dentro da aplicação prática pedagógica e didática do ensino e aprendizagem no âmbito escolar.

O desenvolvimento do projeto não contou com a participação efetiva dos professores em forma de entrevista como sugere a proposta do trabalho aqui apresentado. Pois os professores alegaram estarem ocupados em suas atividades escolares para uma entrevista, mas aceitaram participar de forma colaborativa com o Projeto, aceitaram o questionário e propuseram preenche-los e entrega-lo num outro dia como demonstrado na postagem da Sala virtual, aba portfólio da disciplina. Devido à falta de interesse das instituições de ensino particular em ajudar neste projeto de práticas pedagógicas, a proposta desse trabalho foi realizada em duas escolas da rede publica uma de ensino fundamental Municipal e a outra de ensino médio Estadual. Para que haja um a melhor compreensão das informações e opinião dos professores participantes vamos classificar e nomear como Educador, escola ensino fundamental, A e Educador, escola ensino médio, B.

Os professores A e B apresentam a mesma formação acadêmica, Licenciatura em Educação Física, e são profissionais atuantes dessa disciplina, mas com pós-graduações diferentes, entre elas o Educador A, apenas com Educação física escolar, com 30 anos de formação e atuação em sala de aula. Já o Educador B além de formado em Educação física há 15 anos e tem também graduação em Geografia, onde atua nesta área também na mesma escola a 18 anos com as duas disciplinas, descreveu ter pós-graduação em Psicopedagogia e Psicanalise, e especialização em Gênero e diversidade. Em analise das informações obtidas pelo questionário em relação às atribuições do educador e do educando apresentada no questionário, o educador A, acredita que o papel do professor na formação dos alunos, e desenvolver projetos escolares dentro de uma didática que transmita um ensino de excelência. No entanto o Educador B intende que o papel do professor deve esta no dever de promover o desenvolvimento integral dos alunos através de ações pedagógicas com base nas diretrizes escolares e contextualizando com as mudanças sócias do mundo contemporâneo. Em relação ao papel dos alunos, ambos os professores descreverão que o aluno e o maior responsável e protagonista da sua formação escolar na busca de conhecimento, com o dever de cumpri as normas da instituição escolar adotando uma postura de compromisso com seu futuro.

Segundo o Educador A, entre as teorias e modelos pedagógicos aplicáveis nas didáticas do ensino das aulas ele trabalha com linha de pesquisa do mestre Acadêmico, Ruy Jornada Krebs um estudioso do desenvolvimento corporal humano baseado na autonomia e criatividade dos alunos. Já o educador B, desenvolve sua aulas de educação Física pela abordagem do construtivismo, teoria do conhecimento desenvolvida por Jean Piaget onde a relação entre professor/aluno agindo juntos sobre o saber, experimentando, manipulando o objeto do conhecimento é que direciona o desenvolvimento lógico das estruturas cognitivas  na qual os dois aprendem a construir o conhecimento.

Sobre o contexto Social, Politico e Econômico, os professores disseram que interfere na pratica pedagógicas da seguinte forma, Educador A: Negativamente principalmente quando o aluno vem de uma família desestruturada sem referências maternas e por termos lideres nacionais de péssimos exemplos nos mais diversos âmbitos e esferas da sociedade onde reflete no ensino escolar quando realizamos uma atividade contextualizando exemplos da sociedade tão cheia de imoralidade e corrupção. O educador B, pontuou de maneira semelhante à opinião do professor (A), onde apresentou que os atos e ações dos conceitos acima interferem no poder de escolhas, onde o homem e o responsável por sua própria  construção de escolhas, onde e preciso resgatar valores essenciais ético e morais para uma evolução saudável da sociedade.  Em relação ao Planejamento do Ensino na escola, segundo o Educador A, relatou que os professores fica responsável por realiza-lo em um quarto (1/4) do seu tempo, não fazendo menção de como o planejamento do ensino e desenvolvido na escola. Pelo Educador B, o planejamento e realizado uma vez por semana em dias já pré-definido por calendário da direção escolar, onde o mesmo também não mencionou como e desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com