TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS COM RIQUEZAS

Pesquisas Acadêmicas: DIFERENÇAS COM RIQUEZAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA: POLO GOVERNADOR VALADARES

DANIELA FERREIRA ALVES

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESENHA- DIFERENÇAS COMO RIQUEZAS

GOVERNADOR VALADARES

2014

DANIELA FERREIRA ALVES

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESENHA- DIFERENÇAS COM RIQUEZAS

GOVERNADOR VALADARES-MG

2014

Diferenças como riquezas

O filme “COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL” conta a história de um menino Ishaam de 9 anos que sofria de dislexia , que se caracteriza como uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração.

Ishaam estudava em escola regular, onde os professores não tinham habilidades para lidar com ele, e seus colegas o descriminavam, por ele não acompanhar o ritmo da turma ele era taxado como “burro” por todos, ate mesmo por seu pai. Ele já havia repetido o terceiro ano e corria o risco de repetir novamente. Foi então que marcaram uma reunião em sua escola, e convocaram seu pai, que por sua vez já irritado com aquela situação e sem paciência com seu filho resolveu mandá-lo para um colégio interno muito tradicionalista. Chegando lá Ishaam ficou se sentindo muito sozinho e rejeitado pela família, sentia muita falta de seu irmão e de sua mãe e queria voltar para casa.

Essa situação só se reverteu com a chegada de um professor substituto de arte Ram Shankar, este não era um professor normal, tradicionalista, tinha sua própria metodologia de ensino não seguia rigorosamente as normas de escola tradicional, ele acreditava que cada aluno possuía habilidades diferentes .

Ao observar o comportamento de Ishaam, seu professor logo percebe que ele possui dislexia e procura ajudar o garoto, ensinando-o com atenção e carinho a ler e a escrever, fora do horário de aula, e pouco a pouco Ishaam foi aprendendo e recuperando sua felicidade e sua vontade de viver.

O filme mostra a importância da participação ativa do professor no cotidiano do aluno para que ele possa assim compreender a diversidade como riqueza e não como diferença nos remetendo assim ao capitulo 7 Educação escolar para todos do componente Necessidades Educativas Infantis em que é abordado o mesmo assunto onde o professor exerce papel fundamental no processo de inclusão. A trajetória histórica da educação especial passou por três períodos: Normalização, Integração e Inclusão foi ai que se abriram as portas para a convivência com as diferenças. Torna-as assim necessário que professores e futuros educadores com essas e as demais deficiências, encontrando meios e soluções para lidar com elas.

É de fundamental importância que os professores invistam em sua formação, pois as vezes a rejeição vem por parte do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com