TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riqueza X Probreza

Casos: Riqueza X Probreza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Autor(a): DANIELA NEGUEIRA

NAILLANE RIBEIRO DOS SANTOS

PRISCILA DE JESUS

RIQUEZA X POBREZA

SANTO ANTONIO DE JESUS

2010.2

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Autor(a): DANIELA NEGUEIRA

NAILLANE RIBEIRO DOS SANTOS

PRISCILA DE JESUS

RIQUEZA X POBREZA

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e da tutora Profª Ana Elisa Drummond.

SANTO ANTONIO DE JESUS

2010.2

INTRODUÇÃO

Originalmente, a produção dos bens era comunal, e o produto do trabalho era repartido entre os membros da comunidade. Á medida que se desenvolveu a capacidade produtiva, surgiu a propriedade privada da terra, provavelmente porque o controle da produção pelas unidades familiares permitia melhor organização e eficiência. A propriedade privada da terra estabeleceu a base pro surgimento da sociedade de classes e criou as condições, para que uma classe se apropriasse do trabalho excedente de outra classe. O processo de produção dos bens necessários à vida humana implica o exercício da atividade de trabalhar e a utilização dos meios de produção (instrumentos é objetos de trabalho).

Os meios de produção, inclusive as terras, são propriedade de apenas um grupo de pessoas, o restante da comunidade não terá alternativas senão submeter-se à classe dos proprietários para garantir sua própria subsistência. Eis o caminho aberto para o surgimento do sistema capitalista de produção.

GLOBALIZAÇÃO

Na sociedade formada claramente com uma divisão entre ricos e pobres, sendo estes a grande maioria, é notória á formação de grupos e de movimentos sociais com diferentes interesses e ações. A maioria dos movimentos sociais é defensora de causas populares, de modo que é voltado a uma ideologia de esquerda. Mas, notam-se movimentos que se colocam em condições de meio termo, porque suas lideranças, muitas vezes, não têm uma percepção crítica da realidade em que foram colocados pelo sistema, o que leva a uma posição política de comodismo.

A preocupação apenas com o aumento de salário, constitui se em prática política insipiente que não percebe ainda em outros aspectos, como: a valorização do ser humano, as condições de trabalho, a desvalorização do homem e da mulher, o respeito, a dignidade, entre outros.

Segundo Karl Max, no Manifesto do Partido Comunista, sustentava que o desenvolvimento do modo de produção capitalista levaria a uma constante e irreversível concentração de propriedade e riqueza monopolizada por poucos enquanto o restante da população estaria reduzido a um nível econômico de subsistência. A sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ou ações humanas, e essas ações é que tornam a sociedade possível. Essas ações ajudam a organização social, e mostra que o homem se relaciona uns com os outros. Assim Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautados na propriedade como um fato jurídico e político, sendo o poder fator que dá origem a tais desigualdades.

À medida que se amplia a nossa concepção de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com