TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: Uma análise no 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Coronel Sampaio Acará - Pará.

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  10.161 Palavras (41 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 41

Sumário

INTRODUÇÃO        9

1-        CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA        12

1.1  A aprendizagem na disciplina de matemática        19

1.2  Opensamento matemático        21

2-        DISCALCULIA        23

2.1 Discalculia e suas concepções        23

2.2 Intervenções para o auxílio das crianças que possuem discalculia        23

2.3 Sugestões de jogos para realizar a intervenção junto à criança discalculia        24 

3- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        26

3.1 Percurso metodológico da pesquisa        26

3.2 - tipo de pesquisa        26

3.3 Sujeitos da pesquisa        27

4 - ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS        28

4.1-Apresentações e analise dos questionários aos professores        28

4.2- Apresentações e analise dos questionários aos alunos        34

4.3- Relato de experiência na sala de aula        40

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS.        42

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        44

INTRODUÇÃO

A matemática é uma das ciências mais evoluída, tornando-se cada vez mais necessária no cotidiano. No ensino da matemática a maneira como o conhecimento é conduzido aos alunos é uma das questões mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Não sendo bem conduzida, essa construção do conhecimento influencia diretamente na qualidade do ensino.

Segundo Silva, (2012) “A matemática dissociada da realidade é uma ciência isolada, sem sentido. Dessa forma ela carece de estímulos para o seu aprendizado”. O trabalho com a matemática em sala de aula representa um desafio para o professor na medida em que exige que ele o conduza de forma significativa e estimule o aprendizado do aluno. Cabe então descobrir novos jeitos de trabalhar com a matemática de inovar, de modo que os alunos percebam a importância dessa área do conhecimento no dia a dia. A matemática, portanto, faz parte da vida e pode ser aprendida de uma maneira dinâmica, desafiante e divertida.

Observa-se que uma das grandes dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental apresenta-se na disciplina da matemática, na qual, essa área de aprendizagem para muitos é considerada como um tormento, uma matéria difícil, complicada. Essas afirmações são ouvidas diariamente na escola. Esses questionamentos negativos foram que me motivaram a buscar respostas para a seguinte pergunta: Por que a matemática é vista por grande parte dos alunos do 6º ano da rede pública de ensino, como uma disciplina muito difícil de ser entendida?

Diante disso confirma a importância de investigarmos os processos de ensino – aprendizagem da matemática na intenção de contribuir para que ela se efetive como uma estratégia de estímulo ao desenvolvimento individual e coletivo, na estruturação do pensamento e na sua aplicação a problemas e situações da vida cotidiana. Por isso, o conhecimento matemático é tão importante na formação de um indivíduo autônomo e crítico.

Para uma melhor compreensão das causas e das dificuldades na aprendizagem desta disciplina, serão abordadas nesta pesquisa algumas discussões com o intuito de demonstrar a visão do processo de ensino-aprendizagem em Matemática dos alunos, professores do 6º ano do ensino fundamental junto a discussões de alguns autores que falam sobre o tema.

Os estudos sobre os mecanismos pelos quais os alunos aprendem são cada vez mais alvo de pesquisadores em todas as áreas. Em particular, os fenômenos relacionados ao ensino- aprendizagem da matemática são objetos de estudos que devem considerar todos os atores envolvidos nesse processo, aluno - professor - conhecimento e as relações estabelecidas entre ambos.

Falar de dificuldades em Matemática é simples quando dizem que se trata de uma disciplina complexa e que muitos não se identificam com ela. Mais essas dificuldades podem ocorrer não pelo nível de complexidade ou pelo fato de não gostar, mas por fatores mentais, psicológicos e pedagógicos que envolvem uma série de conceitos e trabalhos que precisam ser desenvolvidos ao se tratar de dificuldades em qualquer âmbito, como também em Matemática.

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Coronel Sampaio”, na comunidade do (cravo), localizada na rodovia PA 252 km 14 Acará - PA. O município está situado na região Nordeste do estado, distante da Capital aproximadamente 100 km em linha reta. No mapa a seguir, é possível observar a localização da comunidade do cravo dentro do município, bem como o município situado no Nordeste paraense.

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Os dados foram obtidos diretamente com anuência e colaboração de alunos e professores que atuam diretamente nos lócus de estudo. Durante o levantamento foi ressaltado pelos professores que na turma havia um aluno com discalculia. Os professores mostraram ter noções básicas sobre discalculia, em que os primeiros indícios de um diagnóstico são feitos no dia a dia por meio de observações sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos.

Como parâmetro inicial da pesquisa foi realizado levantamentos de dados de cunho exploratório de campo e documental. Além de ter a colaboração de análise documental da proposta curricular de matemática, projeto político pedagógico da escola Coronel Sampaio.

A pesquisa realizada neste estudo foi bibliográfica, na qual se iniciou com a importância da disciplina de matemática para a vida de todos os seres humanos, dando sequência com uma contextualização da dificuldade de aprendizagem no geral e de forma específica na matemática, a discalculia e formas de intervenções.

Vale ressaltar, que todo o levantamento da pesquisa bibliográfica e os estudos foram realizados para buscar conhecimento sobre a dificuldade de aprendizagem da matemática, a discalculia, com o intuito de um melhor entendimento sobre o assunto e possíveis intervenções que ajudará o professor a lidar com esses problemas em sala de aula.

        Para apresentar os resultados desta investigação, este trabalho foi organizado em quatro capítulos. O primeiro constitui-se na CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA com embasamento teórico, desenvolvendo os seguintes tópicos: A aprendizagem na disciplina de matemática e o pensamento matemático. O Segundo refere-se à DISCALCULIA e suas concepções, intervenções para o auxílio das crianças que possuem discalculia, sugestões de jogos para realizar a intervenção junto à criança discalculia. O 3º capítulo demostra o procedimento metodológico, tendo em vista a realização da pesquisa. O 4º capitulo será abordado a analise e discussões dos dados obtidos no estudo de campo. E por fim as considerações finais, propondo sugestão de melhorias referente ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.8 Kb)   pdf (569.6 Kb)   docx (336.4 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com