TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES E PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM

Artigo: DIFICULDADES E PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

R: uma perturbação que interfere com a capacidade para guardar, reter, processar ou produzir informação

.

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

R: Através da Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

R: Alguns dos principais fatores etiológicos -sociais que interferem na aprendizagem são :

- Carências afetivas;

- Deficientes condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição;

- Pobreza da estimulação precoce;

- Privações lúdicas, psicomotoras, simbólicas e cultural;

- Ambientes repressivos;

- Nível elevado de ansiedade;

- Relações interfamiliares;

- Hospitalismo;

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

R: O ser humano depende totalmente dos adultos que estão a sua volta, especialmente de seus pais ou daqueles que fazem função paterna e materna. Embora trazendo uma carga genética que também interfere no seu destino, o fator genético será menos influente, quanto mais influente e adequado for o ensino e a educação destinada à criança, seja por parte dos responsáveis, seja por parte da escola.

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

R: Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.

Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras conseqüentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.

Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números. De um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem seqüências.

Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala. Apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.

Disortográfia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como conseqüência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.

TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que trás consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.

6. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

R: - Mudanças repentinas de escola, de cidade, de separações;

- Problemas sócio culturais e emocionais;

- Desorganização na rotina familiar, excesso de atividades extra curriculares, pais muito ou pouco exigentes);

- Envolvimento com drogas, separações;

- Efeitos colaterais de medicações que causam hiperatividade ou sonolência, diminuindo a atenção da criança; entre outros.

UNIDADE 2

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Cite e explique os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita.

R: Na pré-escola, todos os aspectos da percepção devem ser trabalhados: o visual, o auditivo, o táctil, o olfativo e o gustativo. O Esquema Corporal é uma habilidade que implica no conhecimento que a criança deve tem do seu próprio corpo, caso contrário, terá dificuldade de se locomover no espaço ou escrever obedecendo aos limites da linha ou da folha, falta de orientação espacial e postura. A lateralidade é definida como a preferência pelo um lado do corpo, no que dizem respeito à mão, as crianças que não têm esse pré-requisito definido pode apresentar escrita ilegível. A criança que inicia o processo de alfabetização deve possuir as noções de posição e orientação espacial, sem isso ela pode confundir letras como b e d, q e p e pular uma ou mais linhas durante a leitura. È necessário também que seus olhos funcionem bem é através deles que ela vai perceber as semelhanças e diferenças, de formas e a memória visual.

Nesse mesmo sentido temos a audição, seu funcionamento é imprescindível na aprendizagem da leitura e escrita e cabe a pré-escola a ensinar a discriminar sons, principalmente quando as letras têm sons parecidos (f, v, p, b, etc.). A habilidade de ritmo dá a criança à noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção de sons no tempo e sua falta podem causar uma leitura lenta e pontuação inadequada. A memória cinestésica é a capacidade de a criança reter os movimentos motores necessários á realização gráfica. Á medida que a criança entra em contato com o universo simbólico (leitura e escrita), vão ficando retidos em sua memória os diferentes movimentos necessários para o traçado gráfico das letras.

2. Quais as causas dos distúrbios da aprendizagem da leitura e da escrita?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com