TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades De Aprendizagem

Trabalho Escolar: Dificuldades De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  1.355 Visualizações

Página 1 de 6

Tema

Dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo. De (acordo com estudos feitos por autores como Correia, 1991, 1997; Garrido & Molina, 1996). O heterogêneo é uma perturbação num ou mais processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou na utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifestar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos. Esse transtorno presume-se que devido á disfunção do sistema nervoso central. Apesar de que uma dificuldade de aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes como deficiência sensorial retarda mental, distúrbio social e emocional ou influencias ambientais como: diferenças culturais, instrução insuficiente/ inadequada, fatores psicogênicas, não é o resultado direto dessas condições ou influências. Um individua com dificuldades de aprendizagem não apresenta necessariamente baixo ou alto QI: significa apenas que ele está trabalhando abaixo da sua capacidade devido a um fator com dificuldades. As dificuldades de aprendizagem são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos, através de avaliações especificam de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.

Estudos que realizamos por autores como: COLL Cesar, MARCHESI Álvaro, PALACÍOS Jesús. Nos mostra que as dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado, dentre deste consenso às dificuldades, mas conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortográfica e o TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Dentro destas dificuldades estaremos estudando um pouco mais sobre cada termo;

Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte silabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto. Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usa-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequencias logicas. Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronuncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando- as confusas. Disortográfica: é a dificuldade de linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. TDAH: o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais.

Diante dessas citações o professor acaba se envolvendo em observar o aluno, e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tomando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.

Problema

O referencial curricular educacional relata que muitas instituições de ensino encontram dificuldades na área da educação, pois nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas. Diante de todas essas dificuldades é importantes que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se não momentâneos ou se persistem há algum tempo. Como recurso mediador da aprendizagem e das interações sociais. Nossas principais indagações são: existem realmente dificuldades de aprendizado?

Objetivo Geral

O principal objetivo desse projeto de pesquisa é pesquisar e refletir sobre: As dificuldades de aprendizagem sendo que é de suma importância para o processo de aprendizado da criança.

Objetivo Especifica

Ressaltar a importância da aprendizagem para o desenvolvimento intelectual da criança nos seus primeiros anos de vida.

Justificativa

Estudos que realizamos de autores, como: O aprendizado é um processo puramente externo que não esta envolvida ativamente no desenvolvimento, em alguns estudos experimentais sobre o desenvolvimento do ato de pensar com crianças em idade escolar, tem admitido em um processo como dedução. Desta forma o desenvolvimento ou a um resultado dele. O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade sobre varias cbboisas, o aprendizado não altera a capacidade global de focalizar a atenção. Já nesta interação o desenvolvimento é visto como domínio dos reflexos condicionados, não importando que seja considerado o ler, o escrever, todas as respostas possíveis. Ao analisar um estudo do desenvolvimento mental das crianças, geralmente admite-se que só é indicativo da capacidade mental das crianças aquilo que elas conseguem fazer por si mesma, desta forma as crianças podem imitar uma variedade de ações que vão muito além dos limites de suas próprias capacidades. O desenvolvimento nas crianças nunca acompanha o aprendizado escolar da mesma maneira como uma sombra acompanha o objeto que o projeta. Hoje em dia o objetivo da escola é promover a aprendizagem de todos os alunos para que atue como cidadãos, sujeito que não realiza as funções sociais da educação, quando o mesmo apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com