TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM - 50h

Trabalho Universitário: DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM - 50h. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  1.559 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

R: As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: desgrafia, descalculia, disortográfica e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

R: Os alunos que apresentam dificuldades de acompanhamento e rendimento escolares, crianças que tenham dificuldades para realizar uma tarefa ou até mesmo de não conseguir realizar com o mesmo desempenho das de mais. Pessoas com dificuldades de aprendizagem possuem mais problemas quando se trata de assuntos ligados à percepção visual ao processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade de focar atenção.

Vale lembrar em ter muito cuidado para não rotular o aluno, pelo fato de ter alguma dificuldade é preciso uma avaliação por um profissional pra poder detectar e diagnosticar essa criança.

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

R: O ambiente influência muito no processo e desenvolvimento educacional da criança o ambiente familiar é imprescindível no desenvolvimento pode evitar que haja problemas de aprendizagem e se ouver será amenizados.

Alimentação, sono irregular, doenças advinda de falta de higiene e estresse emocional.

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

R: Pais precisam motivar ao máximo, dar apoio, incentivar, dar carinho é muito importante a família compreender, ter um ambiente familiar agradável. A escola por sua vez precisa encorajar com atitudes através do professor que faça com que esse aluno possa desenvolver suas potencialidades

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

6. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

R: Dois fatores, primeiramente o fator biológico, de acordo com Smith (2001) a dificuldade de aprendizagem pode ser dividida em quatro categorias gerais; Lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrio neuroquímico e hereditariedade. E também o ambiente influencia no progresso educacional.

UNIDADE 2

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Cite e explique os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita.

R: Para iniciar o processo de alfabetização, precisa trabalhar com as crianças, esquema corporal, lateridade,orientação espacial e temporal, coordenação viso motora, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, habilidades visuais, habilidades auditivas, memória sinestésica e linguagem oral.

2. Quais as causas dos distúrbios da aprendizagem da leitura e da escrita?

R: De acordo com José e Coelho (2002) podem ter as mais variadas causas, são elas: orgânicas,psicológicas, pedagógicas, sócio-culturais e dislexia.

3. Faça uma síntese sobre os distúrbios de leitura.

R: A leitura amplia nosso entendimento do mundo e permite o exercício de fantasiar e da imaginação. Pode-se falar em leitura tanto na fala cotidiana, como em um texto cientifico, a boa leitura desembocará na produção de textos, é também um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático de linguagem e da personalidade, pois trabalha com linguagem é trabalhar com homem.

Para uma criança iniciar o processo de leitura ela precisa ter a capacidade de diferenciar um símbolo do outro, dar lhe significado e apreende-lo . Quando uma criança tem dificuldades em aprender através de linguagem auditiva e visual, provavelmente ela apresentara um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com