TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA ÁREA DE HORTICULTURA NA CIDADE DE SANTA MARIA

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS

CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

Daner Seixas, Henrique Bernardi, Juliana Catto Cherobini

DIFICULDADES NA ÁREA DE HORTICULTURA NA CIDADE DE SANTA MARIA

Santa Maria, RS


Daner Seixas, Henrique Bernardi, Juliana Catto Cherobini

DIFICULDADES NA ÁREA DE HORTICULTURA NA CIDADE DE SANTA MARIA

Artigo cientifico apresentado na aula de Projetos e Relatórios Técnicos, do Curso de Agronegócio, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito para aprovação na disciplina.

Orientador: Liziany Muller

Santa Maria, RS

2017

RESUMO

DIFICULDADES NA ÁREA DE HORTICULTURA NA CIDADE DE SANTA MARIA

O presente trabalho tem como objetivo  analisar as principais dificuldades na área da horticultura na cidade de Santa Maria, com natureza básica e qualitativa, com  uma pesquisa exploratória, de levantamento e bibliográfica, descobrimos que um dos problemas é a obtenção de mudas de qualidade,  má administração rural, entre outros. O foco da agricultura é a produção orgânica. Contatando a importância da agricultura familiar para a alimentação humana, contando com  um grande mercado para a agricultura orgânica , como forma de suprir as deficiências das diferentes categorias socioeconômicas vê-se que a agricultura orgânica tem um papel extremamente relevante no processo de construção de valor agregado.

Palavras-Chaves: Horticultura. Orgânico. Agricultura. Dificuldades.

ABSTRACT

DIFFICULTIES IN THE AREA OF HORTICULTURE IN THE CITY OF SANTA MARIA

The present work has the objective of analyzing the main difficulties in the horticulture area in the city of Santa Maria, with basic and qualitative nature, with an exploratory, survey and bibliographical research, we found that one of the problems is obtaining quality, bad rural administration, among others. The focus of agriculture is organic production. Contacting the importance of family farming for human consumption, with a large market for organic agriculture, as a way to address the deficiencies of different socioeconomic categories, organic agriculture plays an extremely important role in the process of value added construction.

Keywords:  Horticulture. Organic. Agriculture. Difficulties

SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO        4

1.2         OBJETIVO GERAL        5

1.2.1        Objetivos específicos        5

1.3        JUSTIFICATIVA        6

2         REFERENCIAL TEÓRICO        6

3        METODOLOGIA        6

4         RESULTADOS        7

5        CONCLUSÃO        7

6        REFERÊNCIAS        7

1         INTRODUÇÃO

Esse trabalho partiu-se do âmbito da matéria de Projetos e Relatórios Técnicos, o espaço definido para o presente estudo abrange o município de Santa Maria, onde tem como objetivo avaliar, descrever e questionar quais os fatores que impedem uma melhor produtividade na área da Horticultura.

A horticultura abrange diferentes categorias, sejam elas de fruticultura, que estuda a produção de frutas, floricultura, que estuda a produção de flores ornamentais ou de uso terapêutico, olericultura, que estuda a produção de hortaliças, silvicultura, que estuda a produção de árvores e paisagismo, que planeja os desenhos, zoneamento e dinâmica em parques e jardins.

        A produção de horticultura no Brasil, na sua grande variabilidade de espécies e cultivares, em um país com uma população predominantemente urbana, existem ampla demanda interna de hortaliças e grandes oportunidades para o desenvolvimento de uma horticultura mais sustentável. (BECKER, LOPES, 2015, p.91)

Diante de muitos desafios que impõe a horticultura, nos fazemos refletir sobre ações que podemos contribuir à essa cultura, com isso o nosso trabalho irá impor questionamentos à produtores das diferentes categorias da horticultura e fazer um apanhado geral quanto aos principais problemas encontrados para a produção de determinadas hortaliças no meio rural, levando em conta desde a logística até o clima da região. Serão ainda analisadas juntamente ao produtor, quais as melhores opções para remediar os problemas encontrados, levando em conta que as opções devem ser de acordo com as condições que o mesmo está disposto a fazer, dados esses questionamentos, avaliamos os resultados da pesquisa sem o intuito de resolver o problema e sim fazermos uma análise geral da atual situação da horticultura.

Nosso trabalho se baseou em citações de importantes autores e conhecedores na cultura de hortaliças.

 “ O cultivo de hortaliças é uma alternativa de renda significativa para pequenos produtores rurais, pois é de fácil manejo dentro da propriedade tendo como base para seu desenvolvimento, a mão de obra familiar. ” (FILHO; FERREIRA; ANDRADE; SILVA; OLIVEIRA 2015 p. 1).

“ Horticultura é o cultivo do Hôrto, ou seja, é a parte da agricultura que trata da exploração econômica das plantas. ” (SHIZUTO, 1973 p.5).

Segundo Janick, 1968 p.1 “A horticultura trata de uma quantidade enorme de plantas”. A “cultura dos jardins” inclui, tradicionalmente, as plantas frutíferas e oleráceas e todas as plantas cultivadas para ornamentação, assim como especiarias e plantas medicinais.

“A horticultura pode ser definida como sendo o ramo da agricultura referente às plantas cultivadas de modo intensivo e usadas diretamente pelo homem para alimento, para fins medicinais e para satisfação estética. ” (JANICK, 1968 p.3).

“A horticultura apresenta maior importância quando se é produzida de modo orgânico”. (FILHO; FERREIRA; ANDRADE; SILVA; OLIVEIRA 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com