TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFUSÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

ALINE JOAQUIM MARTINHAGO 8006218

Educação Física Bacharelado

DIFUSÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Profa Dra Maria Beatriz Ferreira Gurian

Claretiano - Centro Universitário

FLORIANÓPOLIS – SC

2016

Introdução

A atenção à saúde é um assunto amplamente discutido não só nos estudos médicos, mas também em outras áreas como a psicologia, antropologia e sociologia. No decorrer dos anos vimos a importância da atividade exercício físico para manutenção da saúde e prevenção de doenças, pois a sociedade está sedentária devido a tecnologias e comodidades e desta forma o olhar tem se voltado a esta pratica valorizando nossa profissão.

ATIVIDADES FÍSICAS, EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE

Podemos iniciar nos perguntando, o que entendemos de qualidade de vida? Alimentar-se bem e realizar exercícios? Podemos ir mais além, qualidade de vida é um método utilizado para medir as condições de vida do ser humano, envolve um todo como bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Como profissionais de educação física entendemos a importância da promoção a saúde na sociedade, não apenas incentivando a saúde, mas sim capacitar a comunidade para melhoria da saúde, apontar para propostas e meios para combate a doenças, novas formas de condições no trabalho, prevenção e desenvolver hábitos saudáveis. Em nossa comunidade hoje podemos observar o aumento do sedentarismo na vida das pessoas, com o aumento da comodidade, tecnologia, tudo tem ficado fácil e simples de conseguir, os esforços têm sido mínimos, nisto vimos o surgimento de doenças crônico-degenerativas e suas comorbidades, bem como para diminuição da expectativa de vida.  

“O incremento da atividade física em uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, sendo esta uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais” (CARVALHO et al., 1996).

“A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulta no gasto energético, tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental. Ela pode ser exemplificada por jogos, lutas, danças, atividades laborais e deslocamento, enquanto a aptidão física é adquirida em razão da prática regular de exercícios físicos. O exercício físico pode ser definido como atividade repetitiva, planejada e estruturada, que tem como objetivo a manutenção e a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física (PITANGA, 2010).”

Desta forma podemos consideram suma importância a pratica de atividade física e exercício físico, são consideradas estratégicas de promoção a saúde, induzindo um estilo de vida saudável, pesquisas têm comprovado que os indivíduos fisicamente aptos e/ou treinados tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, sendo esse fato explicável por uma série de benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais decorrentes de sua prática. Dessa forma, o conceito de aptidão física relacionada à saúde implica adaptações nas dimensões fisiológicas, morfológicas, funcional-motora e comportamental.

 Aptidão fisiológica: tem como característica a melhora dos parâmetros clínicos desejáveis para a saúde, como o controle da pressão arterial, a modulação do perfil bioquímico e a integridade óssea.

 Dimensões morfológicas: estão relacionadas à melhoria da distribuição da composição corporal, a diminuição de gordura e o aumento de massa magra e óssea.

Dimensão funcional motora: engloba melhora da capacidade cardiorrespiratória e neurofuncional (força e flexibilidade).

 Mudanças comportamentais:  podemos destacar diminuição do estresse, redução de problemas psicológicos (como ansiedade e depressão), obtenção de sono reparador, seleção de alimentos saudáveis e diminuição do consumo de medicamentos.

A relação entre Epidemiologia e atividade física aparentemente tem início na "era das doenças crônico-degenerativas". No passado, a Epidemiologia priorizava investigar doenças infectocontagiosas, as quais afetavam, em um curto período de tempo, um grande número de pessoas em áreas geográficas restritas (endemias), ou se espalhavam rapidamente por diversas e diferentes comunidades (epidemias), ou atingiam grandes proporções, em nível continental ou mundial (pandemias). Hoje a preocupação é diferente, percebemos a melhora na saúde, educação no decorrer dos anos, mas hoje o problema é outro, nós como educadores físicos devemos estudar e pesquisar sobre os novos problemas epidemiológicos, o sedentarismo e nisso o aumento de doenças como o crescimento das doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, com as doenças cardiocirculatórias ocupando o primeiro lugar em mortalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (462.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com