TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Artigos Científicos: DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  3.840 Palavras (16 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 16

DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

2. Pesquisa Literária

Este trabalho é produto de uma pesquisa e foi desenvolvido com o intuito de verificar o que a empresa pesquisada está fazendo para motivar seus funcionários e como estes respondem a esses estímulos, com embasamento nas teorias da motivação, e tendo como pano de fundo as políticas de gestão de pessoal da empresa.

Os resultados da pesquisa demonstraram que após os vários programas de enxugamento e processos de automação implementados pela Atmosfera, nos últimos anos a questão da gestão de pessoal e aperfeiçoamento profissional tem sido um dos pontos de trabalho da empresa, disponibilizando opções para o planejamento de carreira e qualificação profissional.

Esta análise é relevante pelo fato da motivação estar relacionada com os profissionais de qualquer empresa. Os resultados da pesquisa mostraram que nem todas as empresas adotam alguma estratégia para motivar seus funcionários; e aquelas que adotam nem sempre conseguem essa motivação. O ser humano é bastante complexo e descobrir as suas expectativas é realmente muito difícil, mas as organizações que se preocupam com a realização profissional de seus colaboradores, com certeza, conseguem atingir de maneira mais fácil seus objetivos. Motivar as pessoas e fazer com que todas olhem na mesma direção passa a ser uma tarefa de sobrevivência. Adaptar-se a processos de mudanças exige um processo emergencial de comunicação, visando alinhar e desenvolver um sentimento de comprometimento de todos nas novas estratégias e diretrizes ditadas pelo mercado. O Endomarketing surge a partir do momento que o bom desempenho das empresas está diretamente relacionado à mobilização de seus funcionários e o grau de importância a eles atribuída. Voltar à atenção para dentro da empresa, buscando tornar o funcionário parte integrante e essencial do processo, vem mudando a visão de mercado de pequenas, médias e grandes empresas no que tange ao seu posicionamento como empresa de sucesso.

Com os avanços tecnológicos atingindo dimensões inimagináveis; neste século, as transformações sociais, políticas, econômicas e humanas estão acontecendo de forma rápida, paradigmas são quebrados a todo o momento. A robótica e a microeletrônica já fazem parte da nova realidade. De encontro a isso, as grandes empresas se esforçam em processos de reengenharia e de recolocação de pessoal, provocando em alguns casos enxugamento de seus quadros e, consequentemente, demissões. Isso posto, acaba provocando instabilidade e insegurança nos funcionários, que começam a questionarem as suas perspectivas e o significado do trabalho em suas vidas.

Neste contexto a motivação torna-se um assunto complexo, visto que, nos últimos anos, tem sido tema de constante investigação por parte de cientistas e estudiosos do comportamento humano.

A preocupação maior destes estudos é o fato de que as pessoas constituem o Input uma organização. O fator humano está em todos os níveis e sem ele os demais recursos tornam-se inoperantes. De nada adianta a tecnologia se não tem quem a domine. Por isso, se faz necessário atrair e manter as pessoas dentro das organizações, dando-lhes condições para que satisfaçam seus anseios e alcance os seus objetivos.

A Atmosfera tem adotado medidas eficazes no setor de pessoal, diversos programas foram implantados com o objetivo de adequar o quadro funcional à nova realidade, entre eles, destacam-se, programas de treinamentos, programas de bonificação em dinheiro, vale compras e brindes como eletrodomésticos, motos, etc. Como conseqüência a empresa conseguiu mudar sua cultura organizacional que contribuiu para uma revisão de valores como estabilidade e segurança. Este conjunto de políticas gerou num primeiro momento ansiedade, incerteza, insegurança e motivação no quadro de pessoal. O impacto dessas mudanças na motivação dos funcionários foi motivo de estudos e debates.

Neste estudo, os objetivos são identificar o nível de motivação com que os funcionários estão desempenhando suas funções; os fatores que afetam a motivação para o trabalho; se consideram motivados e valorizados e as razões pelas quais estão na Atmosfera.

Inicialmente, serão abordadas as diferentes concepções de motivação, liderança e trabalho em equipe, confrontando a teoria e prática, possibilitando uma interação do universo acadêmico com a nova realidade.

A pesquisa literária é o ponto de partida para essa jornada com o intuito de desvendar o que pensam e pensavam os estudiosos do comportamento humano sobre motivação, trabalho em equipe e liderança no trabalho. Ela é essencial para conhecer e sistematizar as relações, os sentimentos e as atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho.

Neste contexto, inicia-se o estudo definindo a motivação, que pode ser entendida como um processo que governa escolhas entre comportamentos, isto é, uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as ações mais importantes do ser humano. Algumas vezes, seu conceito é empregado como sinônimo de forças psicológicas, desejos, impulsos, instintos, necessidades, vontades, intenções, etc. Sendo assim, a riqueza, a segurança, a posição elevada e todas as demais metas que supõe serem a “causa” do comportamento humano, não passam de instrumentos para que o indivíduo possa atingir seu verdadeiro objetivo que é ter personalidade própria. Por isso, tornar real a idéia que a pessoa faz de si mesma é a maior motivação (Bergamini, 1997).

Esses objetivos que levam a pessoa a buscar seu ideal podem ser chamados de objetivos motivacionais que Maslow, McGregor e até mesmo Herzberg acreditavam que as pessoas buscavam sequencialmente determinadas metas e tão logo tivessem atingido algumas delas, partiria necessariamente à busca de outras. No entanto, observa-se que há objetivos que não são propriamente perseguidos e que outros são realmente perseguidos e quando encontrados, de fato, trazem muita satisfação ao indivíduo. Herzberg denominou-os, respectivamente fatores higiênicos e motivacionais, os quais serão detalhados mais adiante.

Faz-se necessário nesse momento compreender o que é motivação. O que motiva as pessoas no ambiente de trabalho, o que isto implica na qualidade de vida delas e na sobrevivência das empresas e empregados.

2.1 Trabalho e Motivação

O maior patrimônio que qualquer organização tem é o capital humano, o qual quando bem utilizado trará os melhores resultados para qualquer instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com