TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA GESTÃO DE PESSOAS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Artigo: DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA GESTÃO DE PESSOAS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O processo de recrutamento e seleção é uma atividade que procura atender as necessidades internas da empresa, mediante métodos e técnicas específicas criadas para atrair e escolher os melhores candidatos. Ao longo do tempo foram se consolidando os procedimentos tradicionais. Mais recentemente, desenvolveu-se um novo método de seleção no mercado de trabalho. Trata-se da seleção por competências, que torna o processo de seleção mais ágil e objetivo por ter a perspectiva de resultados no cargo e na função como foco principal. O grande objetivo da seleção por competências é criar um perfil de competências para cada

cargo dentro da empresa, isto é, elaborar um mapeamento de competências que façam parte das estratégias de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho. A seleção por competências traz inúmeros benefícios para a organização, além da redução de tempo e despesas têm-se mais segurança na hora de escolher o candidato, pois este tenderá muito pouco a mentir expressando-se com mais liberdade e citando um fato efetivamente ocorrido, garantindo a empresa uma

contratação bem sucedida. Neste estudo apresenta-se o processo de seleção por competências no contexto da gestão de recursos humanos, e como o mesmo veio ganhando importância e relevância para a empresa contemporânea na difícil e necessária tarefa de retenção de talentos.

A empresa SUPER ATACADO EPP do ramo comercio varejista, atuante

na comercialização de produtos alimentícios, de higiene e outros, atualmente contando com um quadro funcional de aproximadamente 15

colaboradores divididos nas seguintes áreas funcionais, direção e gerencia, vendas

repositor, caixa e com a disponibilização de duas vagas para o cargo de analista financeiro.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ANALISTA FINANCEIRO 2 VAGAS.

CARGO: ANALISTA FINANCEIRO SETOR: CREDITOS

SUPER ATACADO EPP 2 vagas

RESPONSABILIDADES DO CARGO: Contribuir para melhorar o desempenho econômico da empresa, através do levantamento e análise de informações sobre o fluxo de caixa e custos da empresa. Realizar o planejamento de toda a rotina financeira, acompanhar recebimentos e pagamentos efetuados. Elaborar projeções de faturamento, a fim de identificar melhorias no desempenho econômico-financeiro da empresa. Elaborar prestação de contas do exercício. Desenvolver mapeamento de processos, analisar o fluxo de caixa, fazer simulações, visando identificar problemas e oportunidades para melhorar o desempenho econômico-financeiro da empresa. Acompanhar o comportamento das previsões em relação às realizações das premissas do fluxo de caixa, visando identificar e discutir as ocasionais distorções. Preparar e apresentar projeções e simulações estratégicas visando antecipar os resultados da empresa, permitindo ações corretivas se for o caso. Apurar e analisar os custos dos produtos da empresa, identificando oportunidades de redução destes, visando alterações planejadas para melhorar os lucros. Elaborar estudos de viabilidade econômica de produtos, visando possibilitar sua comercialização.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO: Realizar controle de aplicação e fiança. Realizar fluxo de caixa e empréstimos e fazer alimentação de planilhas de controle.

O QUE FAZ? Analisar e acompanhar procedimentos de contabilidade, inclusive bancária e conciliação de contas. Acompanhar e analisar os procedimentos de contabilização, visando o correto atendimento de princípios contábeis e legislação pertinente. Conferir os processos de pagamento (APS) dos lançamentos nos extratos bancários e documentos em geral. Registrar e acompanhar os contratos de uso e locação. Efetuar faturamento e emissão de nota fiscal eletrônica e o controle das liquidações das cobranças bancárias / carteira de títulos devidos pelos clientes. Auxiliar nas atividades de auditoria e controle interno. Elaborar e emitir relatórios gerenciais.

COMO FAZ? Realiza cálculos e análises financeiras participando do planejamento financeiro empresarial. Manter contatos bancários, efetuando aplicações e captações financeiras. Orientar e assistir analistas de menor nível. Desenvolver e manter os controles relacionados com as aplicações financeiras pela empresa junto aos bancos e as instituições financeiras. Efetuar a conciliação entre os demonstrativos das movimentações financeiras e os registros de entrada e saída de numerários. Manter os registros das evoluções de valores e variações de índices econômicos.

PARA QUE FAZ? Trabalhar com toda rotina administrativa e financeira, contas a pagar e receber, controle de documentos, relatórios e planilhas. Atualização e análise dos relatórios gerenciais de franquia.

REQUISITOS PARA O CARGO, ESCOLARIDADE; Profissional especializado com curso superior.

EXPERIÊNCIA; 2 anos em atividades administrativas.

COMPLEMENTARES; Informática básica, Legislação Tributária, Fiscal, Previdenciária ou Trabalhista, dependendo da área de atuação.

COMPETENCIA ESPERADA; Executar serviços de apoio administrativo, operar processos de contas a pagar, contas a receber, tesouraria, contabilidade, em busca de um melhor credito.

3. TIPO DE RECRUTAMENTO

3.1 RECRUTAMENTO EXTERNO

O processo seletivo quando aberto externamente exige métodos diferentes de condução, onde as técnicas devem ser bem definidas e a área solicitante da vaga deve ter de forma bem clara o perfil que o RH deverá trabalhar. Sem um alinhamento e conhecimento dessas informações o recrutamento pode tornar-se ineficiente.

Para a empresa o recrutamento externo lhe dá mais opções de levantamento de perfil e a possibilidade de escolher a que mais atende as expectativas da vaga e optar por novas experiências na organização.

• Aumenta o capital intelectual com experiências além da rotina atual.

• Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho.

• Diferentes abordagens de problemas internos e de práticas no geral.

4. TÉCNICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com