TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE         

 

2 INDRODUÇÃO..........................................................................................................5

3 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 13

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................14



1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

Quando se trata de estar apto para definir análise, descrição e especificação de cargos são para entender como o desenho de cargo afeta as práticas de RH e depois descrever os métodos obtidos na informação e os ajustando com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou identificar as competências necessárias aos indivíduos ocupantes de variados cargos, segundo o olhar dos gestores e dos sujeitos que, atualmente, ocupam estes cargos caracterizar as atividades desempenhadas e as responsabilidades atribuídas aos atuais ocupantes do cargo: e, sugerir indicadores com vistas a contribuir para a implantação da avaliação de desempenho destes cargos. Caracteriza-se como estudo de caso, realizado através de uma pesquisa descritiva, qualitativa e de caráter diagnóstico avaliativo. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de um questionário constituído por questões abertas e fechadas. A análise de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. As opiniões dos sujeitos envolvidos no estudo, relacionadas às competências necessárias aos ocupantes dos cargos são sugeridas como indicadores preliminares para a implantação da Avaliação de desempenho e recomenda-se que seja realizada pelo setor de recursos humanos. Em um âmbito sobre as especificações, análise e descrição de cargos é importante salientar a conceituação para interpretar de uma maneira coesa na tomada de decisão, tendo como exemplo um modelo de entrevista e um questionário onde será feita a colheita de informações sobre os cargos para montar uma descrição de cargo detalhada com as relações, responsabilidades e experiências exigidas com o propósito de fazer um mapeamento das especificidades do cargo para estar redesenhando a estrutura e corrigindo conforme o desempenho de cada um, tornando-o mais flexível e mutável. A partir dessa premissa, a descrição e análise de cargos são de suma importância para a Administração de Recursos Humanos de uma organização. É imprescindível para o bom andamento no processo de recrutar e selecionar pessoal, na administração de salários e entendimento de cada cargo dentro da organização.
A descrição e análise de cargos propiciam maior comprometimento e desempenho dos funcionários em relação a suas atividades e auxilia nos processos de recursos humanos e estabelecimentos de suas estratégias. A partir dessa premissa, a descrição e análise de cargos são de suma importância para a Administração de Recursos Humanos de uma organização.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Recursos Humanos e Análises de Cargos, Avaliação de Desempenho, Coleta de Dados, Competências.







2 INTRODUÇÃO

Atualmente, o planejamento de estratégias de gestão com a finalidade de preservar a qualidade e a própria manutenção no mercado, frente à rápida expansão da quantidade de instituições privadas e à constante ampliação de vagas ofertadas por instituições públicas, torna-se muito importante nos últimos anos.

A Descrição e a Análise de Cargos faz parte das Políticas de Recursos Humanos e servem de base para as demais políticas, a exemplo da Avaliação de Desempenho, pois, de acordo com Chiavenato (2008), um dos objetivos da descrição e análise de cargos é o estímulo à motivação do pessoal, facilitando a avaliação do desempenho e do mérito funcional. A Avaliação de Desempenho é um dos requisitos para a progressão de um Administrador de Empresa.

O cargo administrativo da empresa é o de Administrador, portanto o cargo de Administrador é preenchido através da promoção da ocupação do cargo da própria empresa, que tenham experiência na área de atuação do cargo em aberto, os ocupantes são recrutados através do processo seletivo.

A empresa, conforme a sua forma de constituição, deve adotar o regime de administração descentralizada, pois possui autonomia administrativa e financeira no seu gerenciamento. Desta forma, o estudo justifica-se pela possibilidade de contribuir para a implantação da Avaliação de Desempenho, com vistas à progressão na carreira, através da ascensão por mérito ou da promoção.

3- DESENVOLVIMENTO

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo. A descrição e análise de cargos funcionam como mapeamento do trabalho realizado dentro da organização. Um programa de descrição e análise de cargos produz subsídios para o recrutamento e seleção das pessoas, para identificação das necessidades de treinamento, elaboração de programas de treinamento, para planejamento da força de trabalho, avaliação de cargos e critérios de salários, etc. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com