TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMARIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................3

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS....................................................................................4

2.2  RECRUTAMENTO................................................................................................5

2.3 TÉCNICAS DE SELEÇÃO.....................................................................................6

2.4 CONTRATO DE TRABALHO.................................................................................7

2.5 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO............................................................................7

2.6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ..........................................................................8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

4. REFERENCIAS......................................................................................................11

        



  1. INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido sobre a importância da área de Gestão de Pessoas nas empresas. Os avanços alcançados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com a intenção de melhorar o desempenho dos funcionários para o melhor atendimento das necessidades dos clientes, foi constatado que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.

A Empresa Autocar veículos que atua no ramo automobilístico tem como objetivo o comercio varejista de carros novos e usados e também de peças, é uma empresa de pequeno porte, seu faturamento anual é superior a R$120.000,00 mas não ultrapassa R$1.200.000,00, a empresa possui as seguintes áreas, venda de automóveis, loja de peças, oficina e lava jato, possui 16 funcionários, sendo:

1 gerente geral;

1 recursos humanos

1 recepcionista;

3 vendedores de automóveis;

4 vendedores na loja de peças;

1 caixa;

2 mecânicos;

2 lavadores;

1 faxineira;

Foi aberta uma vaga para o cargo de gerente comercial e será feito o processo de recrutamento para escolher o candidato que melhor se adéqüe ao novo cargo.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS:

Os gerentes comerciais coordenam as atividades relacionadas com a comercialização e a venda dos produtos da empresa. Suas funções são muito importantes porque é através das vendas que realizam que as empresas obtêm os recursos financeiros necessários à sua sobrevivência econômica. Uma empresa só é rentável quando consegue obter receitas superiores as suas despesas e o objetivo principal destes gestores é assegurar que, através das suas vendas, a empresa tenha o maior volume possível de receitas.

Mas as funções do Gerente comercial são inúmeras e vão alem de coordenar, entre elas está definir qual o volume de vendas que a empresa deve atingir, quais as oportunidades de negócio que devem ser exploradas, qual a tabela de preços a aplicar, quais os produtos, quais as formas de publicidade e de promoção que devem ser utilizadas, quais os serviços que devem estar a disposição dos clientes, desenvolver estudos sobre potencial, planos e programas de vendas a fim de atingir os objetivos da empresa e aumentar participação no mercado, também realizará treinamentos para nivelar sua equipe.  Criará sistemas e mecanismos capazes de impulsionar as vendas da equipe.

Deve saber se as estratégias de comunicação de sua empresa com seus clientes estão atingindo os objetivos propostos e realizar as correções necessárias para que consiga um canal competente de relacionamento com os mesmos. Será o responsável por organizar os recursos humanos e materiais disponíveis para atender as necessidades do cliente, além de elaborar um cronograma de ações e funções para que seja executada pela equipe.

 Para conceber este plano de ação, o gestor comercial estuda os resultados do programa de vendas da empresa, avalia a capacidade produtiva, observa as estratégias das empresas concorrentes, analisa estudos de mercado e considera as diretivas do conselho de administração ou da gerência da empresa. Por isso além dos conhecimentos da sua área, as responsabilidades de um gestor comercial obrigam-no a conhecer também matérias relacionadas com gestão financeira, para elaborar orçamentos, previsões, tabelas de preços; psicologia de massas, para compreender as motivações e os hábitos dos consumidores a evolução dos mesmos e aplicação de tecnologias informáticas, para melhor controlar custos e gerir stocks, por exemplo. Além disso, deve ser uma pessoa com fortes capacidades de gestão, de negociação e de coordenação de recursos humanos. A capacidade de comunicar e argumentar são também muito importantes, pois necessitam de contatar diariamente com clientes, fornecedores e vendedores. Quando é diretamente responsável pela formação das equipas de vendas deve ser também capaz de transmitir autoconfiança, determinação e dinamismo. Criatividade, pragmatismo e capacidade para trabalhar com números e conceber estratégias globais são, ainda, características que se podem revelar úteis nesta profissão.O grande desafio desse novo profissional  é saber recrutar, selecionar, treinar e motivar equipes que mantenham a produtividade em alta sempre. Deverá saber gerenciar e analisar o seu mercado, prospecção de novos clientes, como também a recuperação de clientes inativos, gerenciamento da satisfação dos clientes até a fidelização, para isso será necessário visitar clientes, acompanhar vendedores e acompanhar o mercado in loco para perceber dificuldades, ameaças e oportunidades e o que a concorrência anda fazendo de olho nos seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com