TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO PENAL

Monografias: DIREITO PENAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

DIVISAO DA ECONOMIA

Microeconomia: preocupa-se em explicar o comportamento econômico das unidades individuais de decisão representadas pelos consumidores, pelas empresas e pelos proprietários de recursos produtivos

Macroeconomia: estuda o comportamento da economia como um todo. Estuda o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas tais como a produção total de bens e serviços, as taxas de inflação e de desemprego, o volume total de poupança, as despesas totais de consumo.

NECESSIDADES HUMANAS

As necessidades humanas é um estado em que percebe alguma privação. Elas são infinitas e ilimitadas, isso porque, o ser humano pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com que possui e sempre deseja mais coisas.

BENS E SERVIÇOS: de modo geral, pode-se dizer que bem é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas. Os bens são classificados em:

• Bens de Consumo são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser de uso não-durável ou seja. que desaparecem uma vez utilizados (alimentos, cigarros, gasolina etc.) ou de uso duráveis que tem como característica o fato de que podem ser usados por muito tempo (móveis, eletrodomésticos etc.).

• Bens de Capital (ou Bens de Produção), por sua vez, são aqueles que permitem produzir outros bens. São exemplos de Bens de Capital as máquinas, computadores, equipamentos, instalações, edifícios etc.

• Bens Tangíveis: Também chamados de bens corpóreos e bens materiais, são tangíveis os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados. Ex.: veículos, terrenos, dinheiro, móveis e utensílios, estoques, etc.

• Bens Intangíveis:Também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais, são intangíveis os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.

Tanto os Bens de Consumo quanto os Bens de Capital são classificados como Bens Finais, uma vez que já passaram por todos processos de transformação possíveis, significando que estão acabados.

• Bens Intermediários, são aqueles que ainda precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva. Eles são produtos utilizados no processo de produção de outros produtos, sendo, também, classificados como bens de capital. A título de exemplo podemos citar o fertilizante usado na produção de arroz, ou o aço, o vidro e a borracha usados na produção de carros.

Os bens ainda podem ser classificados ainda em Bens Privados e Bens Públicos.

• Os Bens Privados são os produzidos e possuídos privadamente. Como exemplo termos os automóveis, aparelhos de televisão etc.

Os Bens Públicos referem-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor público: educação, justiça, segurança, transporte, etc.

Bens Complementares: são os que satisfazem as necessidades associados a outros produtos.

CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO:

Ela indica a capacidade máxima de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com