TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCALCULIA: Um Problema No Cotidiano Escolar Ainda Desconhecido

Exames: DISCALCULIA: Um Problema No Cotidiano Escolar Ainda Desconhecido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA

DISCIPLINA: APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA E SUAS DIFICULDADES

PROFESSORA: MARLEIDE LINHARES

DISCALCULIA: Um problema no cotidiano escolar ainda desconhecido

Eurilene Gomes de Freitas Pessoa

Samuelita Gomes de Freitas

MORADA NOVA- CE

2014

Eurilene Gomes de Freitas Pessoa

Samuelita Gomes de Freitas

DISCALCULIA: Um problema presente no cotidiano escolar ainda desconhecido

Trabalho apresentado a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, na disciplina Aprendizagem da língua e suas dificuldades do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, sob a orientação da professora Marleide Linhares.

MORADA NOVA - CE

2014

DISCALCULIA: Um problema presente no cotidiano escolar ainda desconhecido

Eurilene Gomes de Freitas Pessoa

Samuelita Gomes de Freitas

Profª Marleide Linhares

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialização em psicopedagogia institucional e clínica – Aprendizagem da língua e suas dificuldades/2014

RESUMO

A dificuldade no aprendizado matemático sempre foi fator de questionamento e preocupação dentro e fora da sala de aula, hoje, diferentemente do que se via anteriormente a inabilidade grave ou total para calcular, não está unicamente relacionada à dificuldade de entendimento, mas alunos que não conseguem desenvolver habilidades na resolução de situações problemas e execução de exercícios matemáticos pode sofrer de um distúrbio específico chamado “discalculia”, resta a nós professores buscarmos o conhecimento para que possamos intervir de maneira a melhorar o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Discalculia - Distúrbio – Conhecimento – Intervenção

ABSTRACT

The difficulty in mathematical learning was always questioning factor and concern inside and outside the classroom, today, unlike that previously saw severe or total inability to calculate, is not only related to the difficulty of understanding, but students who can not develop skills in problem solving situations and implementation of mathematical exercises may suffer from a specific disorder called "dyscalculia" left us teachers seek knowledge so that we can intervene in order to improve learning and cognitive development of our students.

KEYWORDS: Dyscalculia - Disturbance - Knowledge – Interventio

INTRODUÇÃO

O ensino da matemática é um componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza cada vez mais do conhecimento e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar, essa é uma das considerações que regem os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de matemática.

Sabemos que o mesmo ainda é visto como bicho de sete cabeças, muitas vezes peã dificuldade que o professor encontra durante na sua sala de aula durante a alfabetização de seus alunos. Embora estudos comprovem que é possível alfabetizar através da matemática. O que ocorre muitas vezes é a falta de conhecimento que o professor tem para diagnosticar as dificuldades que determinadas crianças sentem diante da matemática. Tal dificuldade pode estar ligada a diversos fatores, incluindo um problema pouco conhecido que tem sido objeto de estudo de muitos especialistas a “discalculia”.

Embora a maioria dos professores desconheça tal transtorno, para identificá-lo o mesmo precisa estar ciente de que a discalculia está mais presente na sala de aula do que se possa imaginar, cabe ao mesmo lidar com esse problema que é muito sério e que afeta grande parte dos nossos alunos.

A discalculia é uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa compreender, manipular números, etc. O aluno com discalculia apresenta baixo rendimento escolar de acordo com sua escolaridade, na sua grande maioria ele tem bons resultados nas outras disciplinas, sendo que na matemática suas inabilidades se destacam.

O que mais preocupa é a falta de conhecimento do que seja a discalculia, como podemos identificá-la e como nos prepararmos para lidar com esse problema na nossa sala de aula.

Assim, justifica-se nossa temática, buscando compreendê-la, identificá-la para que possamos ajudar nossas crianças a recuperar tal dificuldade já que estudos mostram que é possível superá-la.

Tamanha é a importância desse assunto que procuramos com esse estudo contribuir não só para nossa sala de aula, mas também para outros professores da área da educação com destaque na matemática, de maneira que possam intervir dando a devida atenção a alunos que apresentem tais dificuldades, procurando auxiliá-los com estratégias que lhes garantam o sucesso acadêmico e pessoal.

DESENVOLVIMENTO

1 – SINAIS DE DISCALCULIA: como identificá-los

Primeiramente deve-se compreender que quando se fala de dificuldade de aprendizagem em matemática, surgem muitas dúvidas, podendo ser diversos fatores que contribuem para que as crianças tenham essa dificuldade.

No entanto, a discalculia é um problema causado pela má formação neurológica e se manifesta com a dificuldade no aprendizado com números. O problema se mostra cedo na escola, a criança não consegue fazer a relação entre a quantidade e o número, isso muitas vezes é deixado de lado pela família e pelo professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com