TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO OBJETIVO/CORUMBÁ-MS

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

FABIO PAVON FERNANDES – EAD

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Corumbá[pic 3]

2014

[pic 4]

[pic 5]

UNIVERSIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO OBJETIVO/CORUMBÁ-MS

FABIO PAVON FERNANDES – EAD

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Metodologia Cientifica (Professor Reinaldo Benedito Nishikawa); Armazenagem e Movimentação de Materiais (Professora Alessandra Petrechi); Estratégias e Planejamento Logístico(Professor Fábio Henrique Ribeiro); Planejamento, Programação e Controle da Produção( Professor Alfredo Ribeiro Almeida) e Seminário Interdisciplinar II( Professora Regina Malassise), do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Norte do Paraná UNOPAR, Pólo de Apoio Objetivo/Corumbá-MS, sob a orientação do (a) Professor (a)-Tutor (a) Presencial Vânia da Silva Chalega.





Corumbá 2014








SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------

DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------
































INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo, a produção textual interdisciplinar individual, dos assuntos envolvendo o eixo temático envolvendo todas as disciplinas do semestre, incentivando a interatividade que auxilia na aplicação dos conceitos estudados.
Proporcionar a disseminação de conhecimentos que ultrapasse a barreira de conceitos estritamente teóricos, oportunizando ao aluno desenvolver capacidade reflexiva, criativa e autônoma no equacionamento de problemas, tomando por premissa o saber crítico para compreender o meio em que atuam, promovendo a evolução e melhorias na comunidade, com responsabilidade, compromisso, ética e justiça, além de propor, analisar, conceber e programar práticas inter e multidisciplinares, bem como estimular e apoiar a execução de projetos transdisciplinares.

DESENVOLVIMENTO

Nos dias de hoje, as empresas vivem em um mercado super competitivo, corrido e inovador, onde toda e qualquer mudança repercute de modo acelerado, neste novo cenário, que se caracteriza pela busca de uma maior competitividade, desenvolvimento tecnológico, serviços adequados às expectativas dos clientes que são cada vez mais exigentes e possuem diferentes necessidades a serem atendidas e a grande oferta de produtos e serviços, tudo isso faz com que os administradores busquem novas formas de conquistar seus consumidores, novos mercados e maneira inovada de gestão de seus negócios, para a fidelização de seus clientes.
Referente ao princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, o planejamento deve maximizar o resultado e minimizar deficiências.
O que mais preocupa uma empresa é saber como aumentar a satisfação do cliente tendo em vista uma concorrência super volátil. 
É necessário q se reconheça que o valor do cliente é maior do que o valor de sua compra, assim, a fidelidade passa ser um requisito de grande relevância. 
O cliente necessita ser conquistado no dia-a-dia, e quando a empresa constrói esse relacionamento salientando também o lado emocional, a fidelidade torna-se efetiva.
Uma empresa precisa apresentar melhorias nos seus produtos e serviços de acordo com seu público-alvo, devem-se agregar valores a todos os aspectos de sua experiência com a clientela, o preço não é a grande consideração, torna-se mais um item de uma proposta de valor mais abrangente, fazendo com que a concorrência tenha dificuldades de atingir esse determinado cliente, que por si fica satisfeito e passa a manter um bom relacionamento contínuo com a empresa.
No que diz respeito às organizações que vendem produtos ou serviços similares, a estratégia usada é a capacidade de fazer diferença em um ambiente onde tudo é igual.
Podemos tirar por conclusão, que sendo qual for à estratégia da empresa, esta deve esta baseada na construção de relacionamentos, tendo como compromisso o incentivo ao Trabalho em grupo e ao esforço da equipe.
No que diz respeito às empresas que apresentam produtos e serviços similares, a grande vantagem da fidelização de clientes é a capacidade de fazer a diferença em um ambiente onde tudo é igual. As empresas precisam proporcionar ao consumidor razões concretas para escolher a sua marca em detrimento das outras. Tudo isso com a vantagem de se poder monitorar o resultado financeiro de todo o esforço feito.  
O comprometimento deve ser de todos os envolvidos na venda de um serviço ou produto e o padrão de atendimento deve ser único e interessante ao comprador. Se isso não ocorrer, o cliente não tem a empresa como digna de confiança. Sem confiança, está vulnerável às ações da concorrência.
Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é um sistema muito importante na supply chain e fornece a rotação dirigida de estoques, monitoração eficiente do fluxo de produtos, maximização do uso de espaço de armazéns, banco de dados pode então ser usado para fornecer relatórios úteis sobre o status das mercadorias no armazém, permite uma forma de se receber automaticamente o inventário, processar pedidos e lidar com devoluções. Entre outras funcionalidades estão, marcação do horário e local em que uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação, conferência dos produtos recebidos e expedidos, o endereçamento dos produtos, ou seja, onde será disposto para economizar espaço, emitindo códigos de barra, armazenamento onde o sistema indica quais equipamentos necessários para tal ação e o local apropriado para que seja armazenada, separação, a cada ordem de separação, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual local o produto deverá ser retirado. 
O endereço ou local onde está o produto se faz por meio da leitura do código de barras.
Abastecimento das linhas de produção serve para evitar que a linha deixe de funcionar por falta de certo produto necessário. 
Quando é implantando de modo correto, o WMS permite obter uma elevada confiabilidade e minimizar o risco por parte da empresa, sendo assim diminuem-se as reclamações por parte dos clientes, melhoria do espaço para armazenagem e da produtividade, vantagem competitiva, controle de saída e entrada de mercadorias e também controle de produção individual ou coletiva.

Não se pode pensar em logística de forma estratégica sem cogitar associá-la à tecnologia de informação, pois esta passou a ser uma ferramenta indispensável dentro de uma empresa que vem ao longo do tempo concedendo maior eficiência no desenvolver de processos, e conseqüentemente, fazendo com que o mercado que a adota fique cada dia mais competitivo.
A Tecnologia de Informação esta, juntamente com a área de transportes, e merece destaque no planejamento e na operacionalização do dia-a-dia, não só pelo aumento da credibilidade, devido a sua funcionalidade facilitadora dos processos, mas, também pela geração de valores para as empresas. 
É necessário que as empresas se façam mais ágeis para atender toda a demanda e por isso, é essencial o investimento em Tecnologias da informação para a modernização e desenvolvimento de técnicas que venham possibilitar o índice dos níveis de excelência exigidos. 
É prioridade que as organizações invistam em Tecnologias da Informação para garantir um bom e ágil funcionamento do sistema de transporte das empresas, uma vez que proporciona melhor planejamento, maior controle, organização e integração das atividades relacionadas a esta área.
Nosso país possui uma economia aberta ao mercado internacional, pode-se entender que o Brasil vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações. Ser parte desse processo de globalização econômica apresenta vantagens e desvantagens.
Podemos citar como vantagens, o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil, porém, estes produtos, muitas das vezes, interagem no mercado brasileiro com preços muitos baixos, criando uma competição injusta com os produtos nacionais e levando empresas à falência e gerando desemprego nacional. 
Podemos citar um exemplo dos produtos chineses que ganham em vendas no Brasil por causa de seus preços muito baixos.
O que podemos observar em relação ao aspecto econômico é a integração do Brasil no mercado financeiro internacional. Estrangeiros passam a investir no Brasil, principalmente trazendo capital para o país, por meio de Bolsa de Valores. Contudo, quando ocorre uma crise mundial, o Brasil é diretamente afetado, pois tem sua economia muito ligada ao mundo financeiro internacional. 
É visível, em momentos de crise da econômica mundial, que os investidores de ouros países, retirem seu dinheiro do nosso país, e desse modo ocorre à queda nos valores das ações e diminuição de capitais para investimentos.
Pensando pelo aspecto cultural, existem mais pontos positivos, a partir desse processo de globalização, podemos ter acesso ao que ocorre no mundo, por meio da T.V., internet, rádio, etc., e pensando em outro aspecto, a cultura brasileira de tal maneira acaba sendo influenciada pela cultura exterior.
Sabe-se que os estudos de administração surgiram com força em meados do século XX, conquanto, o século XVIII apresentou as primeiras mudanças na forma organizada de trabalho. Mas a introdução das máquinas começou a mudar rapidamente aquela sociedade, assim, era preciso organizar o processo de produção ou organizar o trabalho simplesmente.
Com a Revolução Industrial em marcha, se começou a pensar em processos de negócios objetivando sempre o aumento da produtividade substituindo o modelo de habilidades humanas que até então reinava em todo o mundo. Toda essa mudança tecnológica não foi um mero processo automático, pois substituiu métodos já estabelecidos em constante paradigma.
Com o passar do tempo, o ser humano foi aprendendo cada vez mais com seus erros e acertos e, próximo ao nosso tempo, surgiu uma área de especialização dentro das organizações chamada de O&M ou Organização e Métodos, nos dia de hoje, no entanto, fala-se em Gestão por Processos que vem resgatando conceitos da área de O&M surgindo como uma inovação incremental ao processo de aprendizagem das organizações orientadas à Gestão dos Processos de Negócios.
O estudo e a avaliação da produtividade vêm recebendo atenção crescente dos empresários, pois são concordes que aí está o único caminha da sobrevivência da empresa a médios e longos prazos. Entretanto, essa preocupação não data de hoje, pois a partir de 1976, quando o economista Frances Franois Quesnay (1694-1774) utilizou a palavra produtividade pela primeira vez, ela não mais saiu do vocabulário dos negócios. 
Vários são os fatores que determinam a produtividade de uma empresa, merecendo destaque: Relação capital-trabalho, a escassez de alguns recursos, mudanças na mão-de-obra, inovação e tecnologia, restrições legais, fatores gerenciais, qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com