TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO

Artigo: DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

A Diversidade Cultural e a Educação: Papel do Professor e o da Escola na Superação de Preconceitos

O respeito à diferença tanto culturais, quanto de gênero e diversidade sexual afeta as praticas de todos os profissionais, em quaisquer que sejam as áreas, mas principalmente a pratica educativa de quem trabalha com a educação, pois estes devem ser imparciais e proporcionar aos seus educandos uma educação que vise o respeito das diferenças existentes no meio em que vivem.Para melhor compreensão, nos parágrafos que se seguem serão abordadas da seguinte maneira, num primeiro momento a conceituação de diversidade, cultura e educação. Logo em seguida a grande importância da escola e do professor na formação de cidadãos, e como meio de libertação dessa visão preconceituosa das diferenças.

Entende-se por diversidade de acordo com Anete Abramowicz que:

Diversidade pode significar variedade, diferença e multiplicidade. A diferença é qualidade do que é diferente; o que distingue uma coisa de outra, a falta de igualdade ou de semelhança. (ABRAMOWICZ, 2006. P.12)

A grande variedade de diferenças nos modos de se manifestar, se expressar é o meio pelo qual a pessoa se torna o que ela é, aprendendo, adquirindo e internalizando do mundo e dos sujeitos a sua volta, ela desenvolve assim a sua própria maneira de ver, pensar, se comportar formando seu próprio eu através dos outros.

Segundo Giselle Moura Schnorr, relata de forma clara e precisa a importância da diversidade na formação e educação do indivíduo:

Nossa subjetividade é formada no mergulho neste mundo, intervimos nele e na formação de outros sujeitos e somos influenciados pela realidade e por outros sujeitos. Nossa singularidade é construída a partir dos outros e do mundo. (SCHNORR, 2001. P.86)

Outro valoroso aspecto, que anda de mãos dadas com a diversidade é a cultura, conforme Mércio Pereira Gomes:

Cultura é o modo próprio de ser do homem em coletividade, que se realiza em parte consciente, em parte inconscientemente, constituindo um sistema mais ou menos corrente de pensar, agir fazer, relacionar-se, posicionar-se perante o Absoluto, e, enfim, reproduzir-se. (GOMES, 2008. P.36 de pensar)

E, portanto, é preciso entender que toda a cultura tem sua própria maneira de pensar, seus hábitos e os costumes que representam, identifica seu modo de ser, com sua própria lógica dando ao homem características e comportamentos.

Por sua vez a escola não deve difundir ideias e conceitos que fortaleçam o preconceito e a discriminação das pessoas no ambiente escolar, e a não consideração dessas questões como temas a serem discutidos também por toda a sociedade, irá continuar abrindo espaço para práticas equivocadas e preconceituosas.

Trata-se de repensar uma renovação nas praticas pedagógicas para que possam atender e realmente expressar a riqueza das diversidades culturais, sociais e étnicas presentes no espaço educacional e na sociedade, oferecendo de forma igualitária as múltiplas possibilidades de leitura da vida, expressão cultural, formas de ser e viver, maneiras e jeitos que caracterizam os seres como humanos, mas para isso é preciso obter uma formação docente qualificada e eficiente que vise todas as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com