TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE CULTURAL, ÉTICA E MORAL

Seminário: DIVERSIDADE CULTURAL, ÉTICA E MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

DIVERSIDADE CULTURAL, ÉTICA E MORAL.

Cada indivíduo nasce em um mundo cultural onde é ensinando a maneira com a qual ele deve se comportar e agir, a todo tempo esses comportamentos são avaliados à medida que se transgrida ou se atenda aos padrões que foram estabelecidos.

“Desde o nascimento nos encontramos envoltos por valores herdados, porque o mundo cultural é um sistema de significado estabelecido por outros (...) Na medida em que atendemos ou transgredimos certos padrões, nossos comportamentos são avaliados bons ou maus, e o que produzimos é julgado belo ou feio.”(ARANHA, pág. 1).

As diferenças existentes entre determinados grupos são denominadas de diversidade cultural. Essa diversidade diz respeito a variedade e convivência de ideias e são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, de suas experiências em grupo, na organização da vida social e política.

“As diferenças culturais são construídas culturalmente tornando-se, então, empiricamente observáveis; e as diferenças também são construídas ao longo do processo histórico, nas relações sociais e nas relações de poder.” (EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTINO-CULTURAL pág.71).

Entende-se então que, o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e que são adquiridas por meio da educação, tradição e pelo cotidiano é denominado de moral. Que Durkheim definia como a “ciência dos costumes”.

“(...) moral é um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e aos grupos por intermédio de aparelhos prescritivos diversos, como podem ser a família, as instituições educativas, as igrejas, etc.” (FILOSOFIA E ÉTICA pág. 87).

Em um mundo globalizado fica impossível a convivência entre tantos grupos diversos, se não houvesse um código moral para nortear os conflitos entre as diferenças. Daí a importância da Declaração Universal dos Diretos Humanos.

“(...) na vida moderna há uma primazia do indivíduo sobre a coletividade. A coletividade moderna é uma soma de indivíduos. A moral é, então, o que a soma dos indivíduos humanos estabelece como lei para si a fim de se protegerem mutuamente, e de não se prejudicarem reciprocamente, ou até para se beneficiarem.” (FILOSOFIA E ÉTICA pág. 94).

Surge então, a ética que nasce da necessidade do questionamento sobre a moral. A ética leva o homem a questionar os valores estabelecidos pela moral e o faz agir não somente por hábitos ou educação, mas por inteligência convicção e responsabilidade. O que leva Weber a defender duas vertentes da ética, a saber: a ética da convicção e a ética da responsabilidade.

A ética da convicção tem o seu valor pautado em cumprir, seja a vontade de Deus ou a lei que existe independente do indivíduo praticante da ação ser ou não beneficiado.

“Fazer o bem é cumprir a norma, independente do resultado que isso trará”. (FILOSOFIA E ÉTICA pág. 103).

A ética da responsabilidade tem o seu valor pautado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com