TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DORT E SAUDE PUBLICA

Exames: DORT E SAUDE PUBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Define-se LER/DORT como síndrome relacionada ao trabalho, resultam da sobrecarga e falta de tempo de recuperação do sistema osteomuscular.

O desenvolvimento das LER/DORT é multicausal, os fatores de risco são diversos.

Os principais fatores ligados ao ambiente físico da tarefa são: sobrecarga muscular estática e dinâmica (posturas forçadas, mobiliário e equipamentos inadequados, etc), ruído, conforto térmico, iluminação, vibração, etc. As lesões ou distúrbios ocupacionais são quase sempre previsíveis e, mesmo assim, ainda cresce o número de casos. Qualquer movimento repetitivo, má postura, falta de otimização das condições de trabalho, baixo condicionamento físico e trabalho ininterrupto com jornadas excessivas pode colocar os trabalhadores sob o risco da LER/DORT.

Ministério da Previdência Social

Compete à Previdência Social arcar com os custos referentes aos benefícios previdenciários decorrentes dos acidentes do trabalho. Um exemplo é o auxílio-doença concedido ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fica impedido de trabalhar em função de doença, por mais de 15 dias consecutivos, atestado pela perícia médica do INSS. Os trabalhadores segurados que possuem carteira assinada recebem diretamente do empregador – inclusive doméstico – os valores referentes aos primeiros 15 dias. À Previdência Social cabe o pagamento a partir do 16.º dia de afastamento. É o perito médico quem termina o tempo em que o trabalhador ficará afastado recebendo o benefício. Após o 16. ° dia de afastamento, o ônus desses acidentes passa para os contribuintes, através da Previdência social que utiliza os recursos provenientes das contribuições dos trabalhadores e das empresas.

DORT E SAÚDE PUBLICA

De acordo com Remigio Todeschini, de cada 100 acidentes de trabalho, 25 trabalhadores se tornam inválidos, situação similar a de uma guerra: Em 2008, em todo o país, 45 trabalhadores diariamente saíram de casa e não voltarão mais ao trabalho, tanto por causa de acidentes quanto por motivos de morte Em 2008, cerca de 90 mil pessoas estão afastadas de sua atividade profissional por conta de doenças adquiridas no exercício de suas atividades laborais. Se a esse número forem acrescidos os acidentes com lesões, o total de trabalhadores que se afastam por ano chega a 340 mil.

Os números são alarmantes. Cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho nos últimos 10 anos no país são representados pela LER/ DORT, reflexo direto das mudanças ocorridas nas condições e ambientes de trabalho, com a introdução de processos automatizados, aumento do ritmo de tarefas, novas formas de gestão com ênfase na produtividade e lucro, desencadeando maior pressão para a execução de atividades.

As LER/DORT abrangem cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. O Anuário Estatístico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com