TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIE EJA

Trabalho Universitário: DOSSIE EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  4.363 Palavras (18 Páginas)  •  1.434 Visualizações

Página 1 de 18

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A lista de palavras, a seguir, expressa, de certa forma, uma parcela do contexto em que se apresentava o processo de alfabetização no Brasil, no decorrer da história. Redija uma frase relacionando a situação que se aplica a cada uma dessas palavras.

ALFABETIZAÇÃO – EJA – PAULO FREIRE – MOBRAL

O MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização surgiu no Brasil com a finalidade de promover a alfabetização para aqueles que não tiveram oportunidade na idade certa na tentativa de minimizar as diferenças sociais, utilizando o método de Paulo Freire, que hoje é denominado de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

2. Na sua opinião, por que a EJA é importante?

É importante, pois, garante a educação para todos que não tiveram oportunidade na idade certa. O aluno da EJA, geralmente é um aluno que tem características diferentes, precisa conciliar estudo e trabalho. Nesta educação o aluno precisa ter um atendimento diferenciado, a escola não pode tratar como criança e deve estar atenta à realidade deste aluno para que ele não perca o interesse pelos estudos.

3. O que foi o Método de Alfabetização de Paulo Freire?

Paulo Freire tinha propostas inovadoras, pregava a necessidade de uma alfabetização voltada para a libertação, para a conscientização dos homens e mulheres como sujeitos capazes de transformar a realidade social. Para Paulo Freire a educação tem que ser democrática, libertadora, comprometida com a realidade social, econômica e cultural dos mais pobres, onde o aluno não apenas sabe de sua realidade, mas também participa de sua transformação.

4. Caracterize o MOBRAL.

O Movimento Brasileiro de Alfabetização surgiu com a Lei 5.379/67 durante o regime militar. Sua preocupação maior era fazer o adulto aprender a ler e escrever e integrá-lo à comunidade, permitindo melhores condições de vida. A metodologia do MOBRAL consistia em ler, escrever, contar, aumentar o vocabulário, desenvolver o raciocínio, ter hábitos e atitudes positivas em relação ao trabalho, conhecer os seus direitos e deveres, saber da importância dos cuidados pessoais, ser responsável e garantir o bem estar da comunidade.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Apresente as 15 principais ideias do seguinte artigo: BRANCO, Veronica. A sala de aula na Educação de Jovens e Adultos. Educ. rev., Curitiba, n. 29, 2007. Disponível no site: http://www.scielo.br/pdf/er/n29/11.pdf.

Nas classes de EJA da rede pública que conhecemos, todas funcionando no horário noturno, atuavam professores das séries iniciais regulares. Na pesquisa buscamos professores que atuassem simultaneamente nas turmas de alfabetização de crianças e de adultos, o que não foi freqüente e fez com nossa pesquisa se transformasse em um estudo de caso. Indagando sobre o fato, constatamos que os professores acham que é muito pesado, cansativo, trabalhar com duas turmas de alfabetização; por isso preferem trocar de série quando assumem as classes de EJA no período noturno.

2. Faça um resumo do seguinte texto: GENTIL, Viviane K. EJA: contexto histórico e desafios da formação docente. Rio Grande do Sul: UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta, 2003. Páginas 01 a 11 (www.cereja.org.br/arquivos_upload/Viviane Kanitz Gentil_nov2005.pdf. Acessado em 01/2009).

Em nosso país, os métodos de alfabetização mais utilizados foram os métodos sintéticos, os que partem das unidades menores para as maiores. E os mais divulgados eram os que empregavam a silabação. Nesse contexto, o Método Paulo Freire é inovador ao introduzir, em meados do século XX, uma concepção ainda estruturalista, porém de marcha analítica, privilegiando o sentido da linguagem e não apenas da língua considerada como código e empregando como ponto de partida a unidade de significado: a palavra geradora. No entanto, ao ser utilizado de forma generalizada, muitas vezes por professores leigos, perdeu sua grande riqueza, que era a exploração do universo lingüístico dos aprendizes, para tão-somente passarem a reproduzir as palavras pesquisadas pelo autor, meramente como referência para os exercícios de composição e decomposição de palavras. Isso fez com que o método funcionasse efetivamente como um método silábico, porque passou a aplicar indistintamente as palavras originais, caso da palavra TIJOLO, de onde se retiraram as famílias silábicas do TA, TÉ, TI, TO, TU, do JÁ, JE, JI, JO, JU e do LÁ, LÉ, LI, LO, LU, para a composição de novas palavras, independente das condições do aprendiz e da visão do mundo do trabalho que o aluno tivesse como referência.

3. Leia o artigo o artigo “Paulo Freire: orgulho dos educadores brasileiros” de Paolo Nosella e faça um comentário (http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/715/71590110.pdf).

4. Liste as 10 principais ideias desta Unidade.

1- diminuir a distorção idade/ano;

2- Classes de aceleração e educação de jovens e adultos;

3- Taxa de analfabetismo;

4- Princípio de igualdade e liberdade;

5- Luta por uma sociedade menos desigual;

6- Barreira que existe pela falta de leitura e escrita;

7- Escola Democrática – interferir para diminuir desigualdades;

8- O acesso a escrita e leitura tem um papel significativo na estratificação social;

9- A EJA necessita de um modelo pedagógico próprio;

10- Atender as necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.

UNIDADE 2

FUNDAMENTOS E FUNÇÕES DA EJA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Dê a sua opinião (em 10 linhas) sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com