TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ DE PPG DO INSEP

Casos: DOSSIÊ DE PPG DO INSEP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  4.237 Palavras (17 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO – 100h

UNIDADE 1

GESTÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual o perfil da nova escola?

R: Uma escola é nova quando têm educadores, materiais, atividades e ambientes de aprendizagem - físicos e virtuais - acolhedores, estimulantes e desafiadores para os alunos.

• Profissionais acolhedores: diretores, coordenadores, professores que se preocupam com os alunos, que os conhecem, conversam, interagem.

• Ambientes acolhedores: aconchegantes, afetivos, equipados. Salas de aula multifuncionais, que se modificam rapidamente para diferentes atividades. Salas de aula conectadas com tecnologias móveis. Escola que equilibra atividades presenciais e virtuais, tecnologias simples e tecnologias digitais, onde se aprende também em casa, no bairro, nas comunidades de prática, nas redes sociais, com ativa participação dos pais.

• Uma escola onde os materiais principais estão disponíveis e são apreendidos de múltiplas formas, com técnicas diferentes, atrativas, simples e complexas.

• Conteúdos articulados a muitos desafios, projetos inovadores, com muita ênfase em pesquisa, compartilhamento, discussão, produção, sínteses, práticas refletidas, colaborativas, com flexibilidade de espaços e tempos, de momentos presenciais e virtuais, com atividades grupais e individuais, com bastante feedback, atenção, cuidado.

• Uma escola que integra o melhor do presencial e do virtual, que trabalha primeiro as atividades através de ambientes e aplicativos digitais e que aprofunda e finaliza cada assunto mais importante na sala de aula, com os professores-orientadores.

• Uma escola em que as aulas com tablets, netbooks e smartphones são focadas, além de temas relevantes, em projetos colaborativos, onde os alunos aprendem juntos, realizam atividades em ritmos e tempos diferentes. Os professores descem do pedestal e desempenham fundamentalmente o papel de orientadores.

• Uma escola pluralista num mundo complexo, que mostra visões, formas de viver e diferentes possibilidades de realização pessoal, profissional e social, que nos ajudem a evoluir sempre mais na compreensão, vivência e prática cognitiva, emotiva, ética e de liberdade.

Essa nova escola ainda está em construção, mas é urgente nosso envolvimento em concretizá-la, para conseguir atrair as crianças e os jovens, que até agora só conheceram, na educação formal, modelos analógicos, anacrônicos e envelhecidos.

2. Atualmente tem se falado muito em “ gestão democrática”. Afinal, qual a definição da “gestão democrática escolar”, no âmbito da escola pública?

R: Para uma melhor definição de “gestão democrática” faz-se necessário buscar a etimologia dessas palavras.

Começando pela palavra “GESTÃO”, servimo-nos da seguinte definição de Cury:

“Sendo a transmissão do conhecimento (ação da escola) um serviço público, o princípio associa este serviço à democracia. (...)

Lembrando-se que o termo “gestão” vem de gestio, que por sua vez, vem de gerere (trazer em si, produzir), fica mais claro que a gestão não é só ato de administrar um bem fora-de-si (alheio) mas é algo que traz em si, porque nele está contido. E o conteúdo deste bem é a própria capacidade de participação, sinal maior da democracia. Só que aqui é a gestão de um serviço público, o que (re)duplica o seu caráter público (re/pública)” (1997, p. 201, grifo nosso).

Quanto à palavra “DEMOCRÁTICA”, é uma derivação de democracia, que, por sua vez, tem origem no termo grego antigo demockratía, no qual demo significa povo kratia, governo. De forma popular, podemos definir democracia como o “governo do povo, pelo povo e para o povo”.

Assim, uma escola que se rege pela “gestão democrática” é uma escola em que, dentro do possível, mais que simplesmente eleger seu diretor ou sua diretora, todos, professores, direção, pais, alunos, funcionários, equipe pedagógica e comunidade, de forma coletiva e num processo pedagógico, tomam as decisões necessárias ao seu bom funcionamento e conseqüente cumprimento de sua função social.

3. Escreva sobre as cinco áreas da gestão escolar, comentando a importância de cada uma.

R:

 GESTÃO PEDAGÓGICA: A Gestão Pedagógica é a mais importante e mais significativa na gestão escolar visto que gerencia a área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar. É ela que determina os objetivos para o ensino, sejam eles gerais ou específicos; definindo também as linhas de atuação de acordo com os objetivos e as características da comunidade e dos alunos. Para isso, propõe metas a serem atingidas, elabora os conteúdos curriculares e faz o acompanhamento pedagógico, avaliando o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e do cumprimento das metas. Além de observar o desempenho dos alunos, do corpo docente e de todos da equipe escolar.

 Gestão participativa e estratégica: relacionamento da escola e comunidade: órgãos colegiados, Grêmio Estudantil, APMF, Conselho de Educação

 Gestão pessoas (recursos humanos): Tão importante quanto à gestão pedagógica, a gestão de pessoal (alunos, equipe escolar, comunidade) compõe a parte mais delicada de toda a gestão, pois faz do gestor o profissional das relações humanas, já que precisa lidar com as pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades e contornar problemas e questões de relacionamento humano.

Tudo isso faz da gestão de recursos humanos o ponto de fidelidade dessa balança – fracasso ou sucesso - que depende da articulação dos gestores para que se consiga a consecução eficaz da política educacional do sistema e o desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais.

 Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com