TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Sobre Geografia Insep

Por:   •  9/10/2013  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

Saber sobre horários e rotas que ira traçar todos os dias, seja indo para a escola, trabalho ou para fazer lazer nos fins de semana;

Saber sobre industrialização;

Saber sobre economia estadual, nacional, globalização;

Saber sobre como cuidar e preservar o planeta em que vivemos para continuarmos tendo qualidade de vida;

Saber não apenas do espaço em que vivemos, mas do espaço geográfico como um todo: cidades, países, continentes, climas, vegetação, espaços e sociedades.

2. O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

Preparando aulas diferenciadas, noticiários, filmes. Oferecendo atividades para colorir, sobre culturas, musicas e mapas, poemas e versos, enfim, todos voltados a temas geográficos para que seja despertado nelas a enorme importância de se estudar e aprender Geografia.

3. Por que muitas pessoas passam fome num país com um território do Brasil?

Por que o espaço brasileiro é complexo e contraditório, pois apesar da grande extensão de terras elas se concentram nas mãos de grandes proprietários rurais, os latifundiários e as grandes propriedades são utilizados para as lavouras de exportação ou monoculturas: as plantations. Com isso, os produtos da cesta básica deixam de ser cultivados ou ficam a cargo do pequeno produtor rural que não consegue suprir as necessidades internas de mercado, pois trabalha com lavoura de subsistência, ou como economia familiar. Outros aspectos que prejudicam a capacidade de consumo da maioria do povo brasileiro são as disparidades regionais tanto econômicas quanto físicas, o que tem prejudicado a produtividade agrícola, além disso, os baixos salários e subempregos característicos de países pobres impedem o acesso da maioria da população a uma alimentação de qualidade.

4. O que a Geografia tem a ver com o homem?

Desde os mais distantes tempos os homens sempre tiveram curiosidade em conhecer e descobrir novos espaços e horizontes.

Porém, a busca pela sobrevivência e a necessidade de espaço e território como forma de poder impulsionou as grandes descobertas. Mas para isso foi necessário conhecer e descobrir esses espaços. A Geografia, portanto, é o caminho por onde a história da humanidade passa.

Desde a cadeira que sentamos o café que tomamos de manhã, o sistema de transporte que usamos, enfim acontecimentos que vivenciamos cotidianamente. Além do mais, num mundo cada vez mais globalizado, onde as transformações ocorrem rapidamente. É difícil viver sem conceitos básicos de informações geográficas.

Dependemos da previsão do tempo para viajar, plantar ou colher, de geopolíticas econômicas que oriente nossas finanças do noticiário para nos atualizar. São conhecimentos básicos necessários para nossa vida.

5. Quando, onde e por que surgiram as ideias geográficas, ou seja, a Geografia?

Desde a Antiguidade os homens já usavam geografia para se localizar pelos lugares e espaços, porém isso ainda não era uma Ciência reconhecida. A Geografia surgiu nas escolas clássicas francesas e alemãs como ferramenta política de estratégias de guerras. Contribuía com os sistemas econômicos. Esse tipo de Geografia era conhecido como positivista. Apenas fornecia dados estatísticos e informações de interesses governamentais.

No Brasil tivemos a Geografia Positivista até meados dos anos setenta quando ambientalistas e pesquisadores sociais começaram a questionar quais os interesses se beneficiavam dos serviços geográficos.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da Geografia?

Surge então a Geografia Crítica ou geografia do povo. Cuja visão contemplava não apenas interesses econômicos, mas também e principalmente os direitos da população e meio ambiente.

Atualmente, os estudos geográficos são de grande importância para a sociedade e o desenvolvimento sustentável. Ela evoluiu para uma visão marxista, onde a geografia crítica explica a organização do espaço a partir dos modos de produção. Em sua concepção, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com