TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê De MAT (Insep)

Trabalho Universitário: Dossiê De MAT (Insep). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1

EM DISCUSSÃO A LINGUAGEM DO MUNDO LETRADO E NUMERADO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais os conceitos da matemática aparecem na linguagem cotidiana? Dê exemplo de situações em que essa linguagem ocorre.

São vários os conceitos utilizados noções de longe e perto, ganhar e perder, dia e noite, começo, meio e fim, igual e diferente, alto e baixo entre outros, podemos exemplificar assim: Eu assisti à aula por completo começo, meio e fim.

2. Quais os conceitos da matemática que se apresentam no corpo, na casa, nas ruas do bairro onde reside?

Altura, formas, tamanhos, símbolos numéricos, quantidades, diferenças, direções e espaço.

3. No texto: Receita de Alfabetização, a autora Marlene Carvalho faz uma reflexão sobre o ensino. Com suas palavras justifique ou refute a opinião da autora.

O ensino antigamente até pode ter sido desta maneira, ensinava- se o aluno o ano todo e um diretor ou inspetor como era conhecido, aplicava a prova de leitura e escrita, muitas vezes o aluno reprovava, não porque não sabia ler e escrever, mas pelo nervoso, ficava travado e não conseguia desenvolver as atividades, hoje sabemos que cada aluno se desenvolve de maneiras e tempo diferentes e devemos colaborar para o melhor aprendizado do aluno, estimulando- os com atividades criativas que façam ter prazer ao aprender e mesmo assim os que não conseguem alcançar o objetivo proposto são encaminhados ao reforço e a sala de recursos e jamais podemos tachar nosso aluno como deficiente.

4. No texto: Aprendizagem escolar que processo é esse? Quais são as principais ideias apresentadas? Faça um breve resumo.

Esse texto vem nos dizer que as crianças já vêm com certas noções matemáticas de casa, mas não tem idéia disso e nem que a matemática faz parte de nossa vida e é papel do professor fazer com que o aluno compreenda os conceitos formais da matemática, que as formas que existem em nosso corpo são formas geométricas, que os símbolos que vemos nas casas, placas de carros são números e que esses símbolos tem regras a serem seguidas e que formar fila é uma maneira de ordenar.

5. Como foi explicitado no texto 1 a compreensão dos conceitos formais da matemática?

O texto nos diz que para compreendermos e ensinarmos os conceitos da matemática, primeiramente tem que, observarmos, conhecermos; nos exemplos, nossos corpos, casas, ruas e bairros onde moramos em tudo isso existem os conceitos matemáticos, nas formas, espaço, símbolos entre outros.

6. Elabore uma atividade na qual os conceitos matemáticos de Espaço e Forma possam ser explorados.

Uma aula de noções de transito.

7. Descreva como esta atividade pode ser aplicada na Educação Infantil e posteriormente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Nas escolas de nosso município existe um material com placas de transito e a idéia é desenhar as formas das ruas no chão e dispormos as placas como nas ruas e explicarmos para os alunos como respeitar os sinais e os pedestres e forma de brincadeira propor para alguns alunos serem os carros e outros os pedestres, desta forma o aluno aprendera a respeitar as placas, que por sua vez tem formas e significados diferentes, e de forma lúdica respeitar o espaço limitado no chão sem trombar no coleguinha.

8. No Texto: Tendências da Educação Matemática, explique como as tendências se constituíram no Brasil e dê exemplos de ensino que as utilizaram.

A Tendência Formalista clássica usava o método de decorar sem saber a razão das coisas é assim e pronto.

A Tendência Empírico-ativista o aluno aprende através da experiência.

A Tendência Tecnicista ensinava através das técnicas para desenvolver um sistema produtivo, voltado ao capitalismo essa tendência ocorreu durante a “Ditadura” e ainda hoje são usados métodos daquela época como arme e efetue.

A Tendência Construtivista faz com que o aluno reflita como aprendeu o professor nesse período valoriza a troca de informações entre os alunos.

A Tendência Histórico- crítica faz com que através do conhecimento histórico social forme um aluno capaz de pensar, analisar e compreender e quem faz essa ponte ou mediação é o professor.

A tendência socioetnicocultural exige tanto do professor quanto do aluno, fazendo com que ambos busquem, pesquisem e proponham formas diferentes de resolver os problemas e tenham uma visão ampla a respeito da sociedade e sua diversidade cultural.

9. Por que á Tendência Histórico- crítica se fortaleceu enquanto “modelo” didático para a aprendizagem?

Pois essa tendência faz com que o aluno aprenda a partir da prática social, faz com que ele aprenda e compreenda para que possa se expressar atribuindo sentido as idéias matemáticas.

10. Relacione as colunas de acordo com seus movimentos históricos

(A) Tendência Empírico ativista

(B) Tendência Formalista moderna

(C) Tendência Tecnicista

(D) Tendência Construtivista

(E) Tendência Histórico crítica

(F) Tendência Socioetnocultural

( E )Trata-se de uma aprendizagem significativa, que acontece quando o aluno consegue atribuir sentido e significado às ideias matemáticas e sobre elas é capaz de pensar, estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar.

( F )Traz uma visão antropológica, social e política da matemática e da Educação Matemática. Parte-se de em problemas da realidade, inseridos em diversos grupos culturais, que gerarão temas de trabalho para sala de aula.

( D )Considera o conhecimento matemático resultante da ação interativa reflexiva do indivíduo com o meio ambiente. Destaca-se o aprender a aprender e o desenvolvimento do pensamento lógico formal.

( B ) Com o nascimento da Escola Nova, a matemática passa a ser ensinada pelos seus valores utilitários, suas relações com as outras ciências e suas aplicações para resolver problemas do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com