TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- DOUTRINA DA SALVAÇÃO

Dissertações: - DOUTRINA DA SALVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.783 Palavras (16 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 16

AULA 09 - SOTERIOLOGIA - DOUTRINA DA SALVAÇÃO

SOTERIOLOGIA – DOUTRINA DA SALVAÇÃO

A Soteriologia é o estudo da salvação humana. A palavra é formada a partir de dois termos gregosΣοτεριος [Soterios], que significa "salvação" e λογος [logos], que significa "palavra", ou"estudo".

Cada religião oferece um tipo diferente de salvação e possui sua própria soteriologia. Algumas dão ênfase ao relacionamento do homem em unidade com Deus, outras dão ênfase ao aprimoramento do conhecimento humano como forma de se obter a salvação. No cristianismo a salvação é estabelecida através de Jesus Cristo. A soteriologia no cristianismo estuda como Deus separa as pessoas condenadas pelo pecado e os reconcilia com Ele. Os cristãos recebem o perdão dos pecados, vida e salvação adquirido por Jesus Cristo através de seu sofrimento inocente, morte e ressurreição após Sua morte. Esta graça da salvação é recebida sempre pela fé em Jesus Cristo, através da Palavra de Deus.

Alguns cristãos, simplificadamente, acreditam que a salvação é obtida a partir deles e da vontade de Deus (Sinergismo), outros crêem que a salvação parte da vontade absoluta de Deus e o homem pela fé é incapaz de resistir (Monergismo).

SALVAÇÃO NO CATOLICISMO

A salvação no catolicismo: coloca a Igreja como canal ideal da graça de Deus. A união com a Igreja pode levar à graça dos céus. Essa graça, na lição de Santo Agostinho, é obra unicamente de Deus (daí ser denominada graça), cabendo ao homem, unicamente buscar uma vida de santidade e comunhão, na esperança da salvação. Esta vida de santidade é reforçada por meio dos sacramentos conferidos pela Igreja que são: “batismo, crisma ou confirmação, confissão ou penitência, comunhão ou eucaristia, matrimônio, ordem e unção dos enfermos”. É ainda função dos cristãos a busca daqueles que estão fora da Igreja, a fim de que possam comungar com a graça de Deus.

A CONDIÇÃO DO HOMEM

Não se pode compreender a Doutrina da Salvação sem saber-se qual a condição do homem que dela necessita. Vejamos algumas situações do homem sem salvação:

. Escravo do Pecado (João 8:34) – “Disse Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”. O termo "escravo" significa “estar cativo debaixo de poder absoluto, por compra, herança ou por guerra”.

O termo "pecado" significa “transgressão da lei divina”. (Romanos 6:18) – “Fostes libertos do pecado, e vos tornastes escravos da justiça”.

As Escrituras nos mostram que o pecado pode ser dividido em duas classes:

. Pecado por Comissão - É um ato que não atende uma condição imposta, em outras palavras, é fazer o que Deus proíbe.

. Pecado por Omissão - Ato ou efeito de omitir, deixar de fazer, ou seja, é deixar de fazer o que Deus manda.

Duas conseqüências:

. A Morte Espiritual – “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.(Romanos 5:12)

. A morte física - é a separação entre o corpo e o espírito, quando o espírito abandona o corpo, o corpo morre. Da mesma forma, quando o espírito se separa de Deus, o espírito morre; da mesma maneira que o corpo sem o espírito está morto, o espírito sem Deus também está morto. Separado de Deus, o homem está morto espiritualmente e impossibilitado, de tomar a iniciativa da salvação.

A conseqüência da queda de Adão foi a exclusão da presença de Deus. Isto é, Deus já não andava com Adão no Éden. “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim”.(Gênesis 3:8) Ainda emIsaías 59:2 vemos: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus”.

OS 2 PASSOS PARA A SALVAÇÃO

. Mateus 4:17 – “Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei - vos, porque é chegado o reino dos céus”.

. Mateus 18:3 – “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças de modo algum entrareis no reino dos céus”.

Cristo chegara ao mundo, vindo do seio do Pai. Podia descrever as glórias do céu para comover os homens. Mas a sua mensagem era a mesma: Arrependimento e Conversão.

I) Arrependimento - O verdadeiro arrependimento envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua personalidade. Arrependimento não é apenas mudança de pensamento, é novo nascimento e mudança de vida. João diz: “Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3) “Nascer do novo” significa "um novo ser, uma nova pessoa, ou seja, uma nova personalidade".

Estudaremos o arrependimento em cada um dos poderes da personalidade: Intelecto, Sensibilidade, Volição.

> Intelecto - Intelectualmente falando, o arrependimento é uma mudança na maneira de pensarmos: Em Deus, em nosso pecado, em nossa relação com o próximo. Antes do arrependimento, o seu pensamento estava voltado para as coisas materiais, agora consiste em coisas espirituais e eternas.

> Sensibilidade - O prazer e a alegria deixam de fixar-se nas coisas terrenas deste mundo para fixar-se nas coisas espirituais. No arrependimento o homem pensa e sente mais em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com