TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DUELOS DE TITAN

Casos: DUELOS DE TITAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

DUELOS DE TITÃS

Lançado em 2000, o filme Duelo de Titãs, sob a direção de Boaz Yakin, apresenta um tema recorrente na maioria das sociedades do mundo: a questão do racismo. A narrativa desenvolve-se numa cidade da Virgínia – EUA – e o preconceito racial amplia-se, no momento em que um treinador negro é contratado para treinar um time de futebol, que era comandado por um branco.

No filme, há um objetivo que permeia toda a trama: fazer a integração entre os jogadores brancos e negros, a fim de seus atletas trabalharem em equipe para conquistar o torneio.

Na década de 70, nos EUA, os negros não podiam frequentar as mesmas escolas, bares e restaurantes que os brancos e não tinham o direito de votar. Mas foi feita uma lei que deveria haver a integração entre eles. Então surgiu a ideia de trabalhar esse conflito no time de futebol americano. Esta foi a parte mais difícil para o ator negro, Denzel Washington, pois todos os brancos do time desconfiavam dele, não aceitavam o que ele passava.

O treinador ficou pensando o que poderia fazer para começar a quebrar este tipo de preconceito, enfim colocou todos os jogadores brancos e negros para fazerem uma pré-temporada.

Eles ficaram isolados em um clube, e foram obrigados a conviver entre si, e não tinham como fugir disto; assim houve uma troca de experiências pois eles iam se conhecendo e aprendendo a perceber a importância do trabalho coletivo.

O pensamento do treinador foi tirar os jogadores do meio da sociedade, assim ele iria conseguir quebrar esta barreira que tinha. Essa estratégia foi interessante para ele e seu auxiliar técnico que era o antigo treinador do time, e não aceitava também um treinador negro. Isso demonstra o desempenho de um líder em situações conflituosas, a tomada de decisão, a capacidade de percepção dos problemas e o espírito visionário foram fundamentais para o progresso do time.

Com o passar do tempo o ator conseguiu a confiança de todos. E a equipe conseguiu vencer o torneio e o preconceito entre eles.

Pode-se notar que o filme nos mostra que um líder pode ter habilidade para enfrentar qualquer preconceito que haja numa organização, pode trazer para a equipe a motivação, a autoconfiança e o principal foco do trabalho.

Infelizmente até hoje há muitos preconceitos em todas as áreas, seja a do esporte, a da política, ou em outras profissões.

Todos os seres humanos são iguais, independentemente de etnia, religião, ideologia etc. É obrigação do ser humano aceitar o próximo como ele é, e como Deus o colocou no mundo. Não se pode ficar julgando pela raça, religião ou até mesmo pela vida sexual dele.

Este filme mostra todos essas questões e também como uma organização saudável deve ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com