TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Revolução Industrial à Compenhage

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRANRIO

BRUNA

Da Revolução Industrial à Compenhage

Duque de Caxias, 2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

O texto aborda questões de conscientização do mal-uso do meio ambiente, como isso afeta.

Vemos que não é só nos dias de hoje que tem a poluição do meio ambiente (claro que hoje em dia é muito mais do que antigamente). E da Revolução Industrial à Copenhague teve vários projetos para a diminuição de agressão com o meio ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. – Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre o homem e o meio ambiente?

Porque com a introdução de novas maquinas nas fabricas isso mudou as relações de trabalho, que fez com que a produção seja maior, utilizando mais recursos naturais, e com isso poluindo mais o meio ambiente. E foi na revolução industrial que os cientistas passaram a se interessar mais nas questões ambientais, eles argumentavam que era necessário estabelecer áreas intocáveis, onde a ação transformadora do homem fosse bloqueada.

  1. – Que temas ocupam o debate ambiental da primeira metade do século XX? Por quê?

Foram sobre a preservação de animais, pássaros e peixes da África; proteção de pássaros uteis à agricultura; proteção da natureza; preservação da fauna e da flora

Essas iniciativas para frear a depredação vieram inclusive dos próprios metrópoles europeias (que eram os que exploravam sem preocupação alguma com os danos ao meio ambiente), porém, o objetivo das convenções não eram assegurar a preservação do meio ambiente, mas sim garantir que no futuro a exploração ainda estivesse em vigor.

  1. – Por que a Conferência de Estocolmo revolucionou as condições sobre meio ambiente?

Porque ela foi uma das primeiras conferencias que tinha o intuito de refletir sobre o meio ambiente, além de ter criado um plano de ação para os países e suas relações internacionais, oferecendo bases solidas para a preservação ambiental em nível mundial. Ela também conseguiu aprovar a Declaração sobre o meio Ambiente Humano, documento que incluía 110 recomendações e 26 princípios

  1. – Qual foi a principal contribuição da Relatório de Brundtland?

De fato, foi o relatório conhecido como Nosso futuro comum ou simplesmente Relatório de Brundtland, no qual foi cunhada a expressão desenvolvimento sustentável. O relatório de Brundtland defendia a conservação ambiental aliada à melhoria dos índices socioeconômicos. O desenvolvimento sustentável, apoiava o seguinte tripé: equilíbrio ambiental, equidade social e crescimento econômico, de acordo com a CMDMA.

  1. – Qual foi o impacto da Eco-92?

A Eco-92 reuniu 178 países no rio de janeiro, com a participação da sociedade civil, de ONGs e chefes de estado. Como a Eco-92 enfrentaram grandes desafios, o maior impacto mesmo foi conseguir superar as divergências, lançando estratégias internacionais para proteger a natureza. Apesar das divergências, a Eco-92 produziu cinco importantes documentos: Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento; Declaração sobre Princípios Florestais; Convenção sobre Mudanças Climáticas; Convenção sobre Biodiversidade; Agenda 21

  1. – Quais os principais pontos do Protocolo de Quioto?

Era fazer com que os países reduzissem a liberação de CO2 na atmosfera

Além de ter disponibilizado três importantes mecanismos para viabilizar o sucesso do protocolo, são eles: Implementação Conjunta; Comércio de Emissões; Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

  1. – O que significa MDL?

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. De acordo com o mecanismo, um pais periférico que reduzir suas emissões merecia ser premiado, por esta agindo voluntariamente. E a recompensa seria uma quantidade de credito de carbono, um certificado que permite a emissão de toneladas de CO2. Para participar do MDL é necessário cumprir alguns requisitos chamados de estágios, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com