TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dando Cor Aos Números

Por:   •  7/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MINAÇU

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA.

PROJETO DANDO COR AOS NÚMEROS.

MINAÇU, ABRIL DE 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MINAÇU

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA.

Andreia Rosa de Oliveira.

 

PROJETO DANDO COR AOS NÚMEROS.

                          Trabalho apresentado à UEG- Universidade   Estadual    de

                     Goiás, UnU-Minaçu, como pré-requisito da disciplina Estágio

                      Curricular Supervisionado, para fins avaliativos da professora

                     orientadora, Especialista Claudia Lima Figueredo.

MINAÇU, ABRIL DE 2023.

No Estágio Supervisionado exigido pela Universidade Estadual de Goiás, foi pedido que todos os acadêmicos desenvolvessem um projeto de intervenção na escola-campo em grupo de no máximo cinco pessoas.

Visando o melhor desenvolvimento desse projeto, fomos à Escola Municipal Paulo Freire, para uma investigação sobre qual seria a maior dificuldade apresentada entre os alunos. Fomos recebidos pela Coordenadora Pedagógica que nos falou de alguns casos de dificuldade de aprendizagem, dando destaque a três casos de crianças com necessidades especiais que estudam na Instituição.

Fomos conversar com a professora de apoio de duas dessas crianças, e ela nos alertou que para que um projeto desse certo e atingisse o objetivo de melhor desempenho da criança, teria que ser um projeto de longo prazo, por se tratar de crianças que além de terem dificuldade de aprendizagem, ainda tem o agravante de só confiarem em outras pessoas após determinado tempo.

Como não teríamos tempo suficiente para fazer um bom trabalho com essas crianças, mudamos o foco e pensamos em trabalhar com algo voltado para a Educação Infantil, que é a base de todo o processo educacional.

A escola conta com quatro turmas de III períodos, sendo uma turma matutina e três turmas vespertinas. Sendo assim, fomos à procura das professoras em suas respectivas turmas para saber se havia alguma dificuldade de aprendizagem para que pudéssemos auxiliá-la com a aplicação de um projeto. Depois de algum tempo de conversa, uma das professoras do turno vespertino falou-nos sobre a dificuldade que sua turma apresentava com relação aos números e às cores. Foi aí então que surgiu nosso projeto “Dando cor aos números”, que tinha como objetivo geral Interferir de maneira positiva na aprendizagem dos alunos respeitando a individualidade de cada um.

O projeto foi trabalhado durante uma semana. E todos os dias, o grupo trabalhava a rotina e depois aplicava as atividades propostas para aquele dia. A professora nos deixou muito à vontade. Ficávamos das 13h às 14h40min com as crianças. Sendo assim, tivemos a oportunidade de trabalhar toda a rotina que é necessária na Educação Infantil, de forma diferenciada, porém seguindo o que a professora estabeleceu junto às crianças.

No primeiro dia do projeto, as crianças estavam um pouco desinteressadas, mas com o passar dos dias, foram se dedicando mais ao material de estudo proposto, o que foi fundamental para o bom desenvolvimento do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com