TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

David, um homem depois do coração de Deus

Resenha: David, um homem depois do coração de Deus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Resenha  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

Davi, o homem segundo o coração de DEUS

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11:1)

Davi, o homem segundo o coração de DEUS, deixando-se levar por sua vaidade, pecou, na sua vida ficou essa triste mancha. E, como todo o homem, a exceção de CRISTO, pecou a partir do pecado de Adão: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.(Romanos 5:12) Extrairemos algumas lições a respeito desse triste episódio na vida de Davi.

Inicialmente contextualizaremos o seu pecado, mostraremos as condições existenciais para que isso ocorra, em seguida trataremos especificamente a respeito do seu pecado e ao final mostraremos as conseqüências do pecado de Davi a fim de extrairmos lições para nossa vida cristã.

O DESEJO DESENFREADO DE DAVI - O narrador bíblico afirma que Davi estava em Jerusalém “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11:1)

Enquanto Davi descansava em seu palácio, seus subordinados se arriscavam na guerra contra os amonitas. Após a refeição, o rei Davi caminhou pelo terraço, perambulando de um lado para outro, em uma inquietação extrema.

Em sua posição estratégica, acima dos demais moradores da cidade, Davi a tudo observava do alto, até que seus olhos pairou na direção de uma mulher mui formosa que se banhava. Davi não levou em conta os sentimentos pessoais dela, por isso, numa atitude de extremo desejo carnal, envia seus mensageiros a fim de se relacionar sexualmente com ela.

É digno de destaque que o nome de Bate-Seba somente é citado depois dos primeiros versículos desse capítulo, isso porque, para Davi, ela não passava de uma simples mulher. Mas Bate-Seba, a mulher com a qual Davi se envolveu, engravidou dele, deixando o rei preocupado. A fim de encontrar uma saída para o problema, Davi manda chamar o heteu Urias, esposo da Bate-Seba, para coabitar com sua esposa, a fim de que a essa gravidez, enganosamente, desse a entender que fosse fruto dessa relação.

Em respeito ao rei e aos demais guerreiros, Urias prefere deitar à porta da casa real, permanecendo com os servos de Davi. Diferentemente de Davi, Urias demonstrou fidelidade e não quis usufruir do seu direito. Sua atitude também demonstra total solidariedade aos seus colegas.

Por fim Davi toma uma decisão extrema, para desposar Bate-Seba, planeja a morte do próprio Urias. Muitas vidas foram postas em risco para que a vontade egoísta do rei fosse levada adiante.

O PROFETA REPREENDE O REI DAVI - O rei de Israel teria que submeter-se à uma palavra profética, por esse motivo, o SENHOR DEUS enviou Natã, o profeta, para repreende-lo pelo seu pecado. Natã conta-lhe uma história a respeito de dois homens, um rico e um pobre, o primeiro tinha ovelhas e gado em grande quantidade, o segundo apenas uma cordeirinha. Com a finalidade de recepcionar um hospede, ao invés de sacrificar uma de suas muitas ovelhas, o homem rico toma a ovelha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com