TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deus E O Homem

Ensaios: Deus E O Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 13

TEXTO 01 - DEUS E O HOMEM

Deus criou o burro e disse:

— Obedecerás ao homem, carregarás fardos nas costas e viverás 50 anos. Serás burro.

O burro virou-se para Deus e disse:

— Senhor, ser burro, obedecer ao homem, carregar fardos nas costas e viver 50 anos? Senhor, bastam-me apenas 30 anos.

Deus criou o cachorro e disse:

— Comerás o osso que te jogarem ao chão, tomarás conta da casa do homem e viverás 30 anos. Serás cachorro.

O cachorro virou-se para Deus e disse:

— Senhor, tomar conta da casa do homem, comer o que me jogarem ao chão e viver 30 anos? É muito, Senhor. Bastam-me 10 anos.

Deus criou o macaco e disse:

— Pularás de galho em galho, farás micagens e viverás 50 anos. Serás macaco.

O macaco virou-se para Deus e disse:

— Senhor, pular de galho em galho, fazer micagens e viver 50 anos? É muito, Senhor. Bastam-me 30 anos.

E Deus fez o homem e disse:

— Serás o Rei dos Animais, dominarás do mundo, serás inteligente e viverás 30 anos.

O homem virou-se para Deus e disse:

— Senhor, ser rei dos animais, dominar o mundo, ser inteligente e viver 30 anos? É pouco, Senhor. 20 anos que o burro não quis, 20 anos que o cachorro recusou e 20 anos que o macaco não quer, dai a mim, Senhor. Deixe que eu viva pelo menos 90 anos.

E Deus atendeu ao homem.

— Toma-os — concordou o Criador — Viverás os noventa anos, mas com uma condição: cumprirás em tua vida, não só o teu destino, mas também o do burro, o do cão e o do macaco.

E assim vive o homem. Até os 30, forte, corajoso, resistente, encara, sem medo, os perigos e estorvos. Luta com resolução, vence e domina. Vive a vida que Deus lhe deu, é homem. Dos 30 anos aos 50, o homem casa e carrega fardos nas costas para sustentar a família, é burro. Dos 50 a 70, já cansado, ele passa a tomar conta da casa quando todos saem, é cachorro. Dos 70 aos 90, mais cansado ainda, ele passa a viver aqui e ali, na casa de um filho e outro, e faz gracinhas para as crianças rirem, é macaco ..

Adaptação do conto de: MARQUES, Xavier. Deus e o homem. In: RAMOS, Graciliano. Seleção de contos brasileiros. Rio de Janeiro, Edições de ouro, s.d.

TEXTO 02 - A VELHICE COMEÇA AOS 27

— O cérebro declina muito mais rápido do que você imagina:

Aos 27 anos de idade, você ainda é jovem. Seu coração está zerado, a pele quase perfeita e os músculos não doem. Mas, no seu cérebro, a decadência já começou. Os neurônios ainda estão lá, mas as conexões entre eles (as sinapses) começaram a piorar. E isso afeta várias habilidades mentais. A primeira a ir embora é a inteligência espacial: sua capacidade de desenhar objetos e visualizá-los mentalmente. Funções primordiais, como o raciocínio e a memória, também perdem força rapidamente - e já estão bem mais fracas quando as pessoas chegam aos 30 anos de idade [veja os dados abaixo]. Essas são as conclusões de um estudo gigantesco, que foi realizado pela Universidade da Virgínia e mediu as habilidades cognitivas de 2 mil pessoas de várias faixas etárias. Você pode achar que ainda é muito jovem para ficar gagá. Mas a natureza não. "Do ponto de vista evolutivo, por volta dessa idade você já deveria ter se reproduzido. E, por isso, já estaria chegando a hora de se aposentar", explica o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, da Unifesp. Afinal. o homem das cavernas não vivia muito mais que 30 anos. E seu cérebro é idêntico ao dele. Mas não se desespere. Os cientistas também descobriram que algumas habilidades, como a verbal. continuam crescendo até os 60 anos. E aprender coisas novas, aumentando o número de informações no cérebro, compensa parcialmente as perdas cognitivas. A velhice mental existe. Mas ela é só uma coisa da sua cabeça.

— O que você já perdeu (ou logo vai perder):

Quando uma pessoa completa 30 anos, o cérebro já apresenta uma sensível queda de desempenho: Memória: -17% — Velocidade mental: -27,3% — Raciocínio lógico: -37,5% — Inteligência espacial: -50%.

Texto extraído de: BLANCO, Gisela. Ladeira abaixo: a velhice começa aos 27. Superinteressante, ed. 265, p. 27, mai. 2009.

TEXTO 03 - EVOLUÇÃO DA EVOLUÇÃO

Charles Darwin criou o homem. Ou, pelo menos, inventou o que hoje nós conhecemos como homem. Antes dele, éramos o centro do Universo, a obra sublime da criação. Agora somos apenas mais uma entre milhões e milhões de espécies, um bicho de origem nada especial. Nada mesmo: a Teoria da Evolução deixou claro que todas as formas de vida que já pisaram na Terra são filhas da mesma tataravó - urna simples molécula virou tudo que existe hoje.

Assim, mostrando como a vida evolui, Darwin dispensou Deus do cargo de criador. E agora seus seguidores do século 21 querem fazer algo ainda mais chocante: mostrar que não passamos de escravos a serviço dos verdadeiros donos deste planeta. Ah, tem mais: a teoria de Darwin pode ter desvendado o segredo dos buracos negros. E mostrado não só que deve haver vida fora da Terra, mas em universos paralelos também.

[...] a teoria de Darwin demorou para virar unanimidade entre os acadêmicos. Ela só foi aceita para valer quando outros cientistas, já no século 20, a refinaram com base na genética - a forma como os pais transmitem suas características aos filhos. Esse renascimento deu um gás novo à Teoria da Evolução. E na década de 1930 começava uma nova revolução: o. neodarwinismo. Com ele, uma idéia aterradora começou a sair do forno: a de que você não passa de um robô. Era a Teoria do Gene Egoísta (Richard Dawkins), que ganhou corpo nos anos 70[...] De acordo com sua perspectiva, a seleção natural não favorece os organismos mais adaptados à sobrevivência, mas, sim, os genes mais eficientes em se multiplicar.

O sentido da vida

Genes mutantes e as pressões da seleção natural fizeram essa obra esplêndida que você vê no espelho todas as manhãs. Uma caminhada e tanto. Mas uma coisa não mudou desde os tempos da primeira molécula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com