TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De indicadores equilibrados

Tese: De indicadores equilibrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

Balanced Scorecard

PADOVEZE (2003, pg. 121) cita que o balanced scorecard pode ser conceituado literalmente como: cartão de marcação balanceado, que tem como objetivo unir a visão estratégica com as seguintes fases do processo de gestão: execução e controle do processo de gestão empresarial.

Cita ainda o autor que Kaplan e Norton afirmam: “o que não é medido não é gerenciado”.

Conceito

Balanced Scorecard, segundo Kaplan e Norton citado por ATKINSON; BANKER; KAPLAN e YOUNG (2000:60), é um sistema de mensuração para esclarecer, comunicar e implementar a estratégia empresarial, e em cujo cerne também encontra-se o enfoque nos processos empresariais.

Para Maher (2001) Balanced Scorecard é um conjunto de metas e resultados que mostram o desempenho de uma organização, no atendimento de suas responsabilidades com os diversos stakeholders.

Neste sentido, PADOVEZE (2003, pg. 121) contempla o seguinte conceito: “O balanced scorecard é um sistema empresarial que traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não-financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica”.

Finalidade

O balanced scorecard segundo Kaplan e Norton citado por PADOVEZE (2003:121), enfatiza a busca de objetivos financeiros, mas também inclui vetores de desempenho desses objetivos. Procura medir o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: (1) financeira; (2) do cliente; (3) dos processos internos da empresa e (4) do aprendizado e crescimento.

O balanced scorecard atua fortemente na área operacional pois grande parte dos indicadores sugeridos são objetivos e metas de cunho operacional. (PADOVEZE, 2003). Adicionalmente ressalta o autor o aspecto sistêmico deste conceito assim demonstrado:

Enfoque Financeiro - está relacionado com o objetivo da empresa e a visão do lucro como medida da eficácia empresarial.

Enfoque do Cliente – relaciona-se com o componente da saída do processo sistêmico, pois os clientes são quem recebem os produtos e serviços gerados pelo sistema empresa.

Enfoque dos processos do negócio – relaciona-se com o elemento processamento do sistema. Para isso deve haver indicadores que monitorem os objetivos e metas para a gestão dos processos de negócio.

Enfoque do aprendizado e crescimento relaciona-se com os elementos das entradas ou recursos do sistema. No caso do balanced scorecard, a ênfase está na capacitação do funcionário, ou, em outras palavras, com o capital humano e intelectual, o recurso mais importante do sistema empresa.

Tem por finalidade mostrar o desempenho de uma organização, no atendimento dos objetivos que se relacionam com seus stakeholders. Representa uma ferramenta gerencial em que a organização reconhece sua responsabilidade com diferentes grupos de stakeholders (empregados, fornecedores, clientes, sócios no negócio, a comunidade e acionistas).

O balanced scorecard mede quão bem a organização está-se saindo, à luz dessas necessidades e desejos, que competem entre si.

MODELO DE BALANCED SCORECARD

Processos do Balanced Scorecard

O processo de elaboração e de difusão do balanced scorecard é efetuado em quatro etapas ou processos:

Tradução da visão

Comunicação e comprometimento

Planejamento de negócios

Feedback e aprendizado

Tradução da Visão:

Traduz a missão da empresa de forma compreensível para os gestores divisionais.

Ajuda os gestores formarem um consenso em torno da visão e estratégica da organização.

As diretrizes devem ser traduzidas de forma fácil em termos operacionais e devem oferecer orientação útil para as ações dos gestores.

As declarações da missão empresarial devem ser expressas como um conjunto integrado de objetivos e indicadores que descrevem direcionadores de sucesso de longo prazo e que devem ser aceitos por todos os gestores divisionais. PADOVEZE (2003, PG. 122).

Comunicação e Comprometimento:

Permite aos gestores comunicar sua estratégia a todos os níveis; e,

ligar os objetivos empresariais aos departamentais e individuais.

O Scorecard proporciona aos gestores uma forma de assegurar que todos os níveis da organização entendam as estratégias de longo prazo assim como permita o alinhamento dos objetivos departamentais e individuais.

Planejamento de negócios:

Possibilita às empresas integrar seus planos comerciais e financeiros.

Nesta etapa as estratégias e iniciativas da empresa devem ser transformadas em indicadores para os planos dos gestores divisionais, assim como formar uma base para alocar recursos e estabelecer prioridades.

Feedback e aprendizado:

Concentra-se no alcance das suas metas financeiras e orçadas.

Com o balanced scorecard uma empresa pode monitorar os resultados de curto prazo a partir de três perspectivas adicionais, ou sejam: 1) clientes; 2) processos internos de negócios e aprendizado e 3) crescimento e desta forma avaliar a estratégia adotada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com