TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decisões Extremas

Monografias: Decisões Extremas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 6

MOSTRA A LUTA DE UM PAI PARA ENCONTRAR UM MEIO DE SALVAR OS SEUS FILHOS QUE SOFREM DE UMA DOENÇA CONGÊNITA, CHAMADA DOENÇA DE POMPE.

O sofrimento do casal é inevitável por saberem que para esta doença não há cura, e que a expectativa de vida dos pequenos é de, no máximo, nove anos. Diante desta situação, o pai procura incansavelmente os avanços nas pesquisas sobre a doença e descobre sobre um possível controle para tal, realizada por Dr. Stonehill.

Um pesquisador da Universidade de Nebraska e a esperança, por descobrir que é possível desenvolver o medicamento que auxiliará no aumento da expectativa de vida de crianças portadoras dessa doença.

O Dr. Stonehill deixa claro que pouco, ou quase nenhum investimento é dado para a sua pesquisa enquanto se investe mais em um time de futebol.

John toma uma decisão extrema. Deixa seu emprego e junta-se ao Dr. Stonehill em busca de investimentos para avançar sua pesquisa.

Vamos ter uma luta entre pai dedicado e cientista egocêntrico.

O texto de Bogdan e Biklen (1994), através da afirmação de que "... a ética consiste nas normas relativas aos procedimentos considerados corretos e incorretos por determinado grupo." (p.75).

Pois estes possíveis investidores da pesquisa impõem que estas normas pré-estabelecidas sejam seguidas. Dr. Stonehill discorda da aplicação, o que gera uma ruptura da negociação.

John continua sua batalha de forma inteligente e sagaz, e decide ir à casa de um dos possíveis financiadores, a fim de lançar-lhe uma proposta, o investidor ler as propostas e decide se filiar ao Dr. Stonehill. Neste momento, fica clara a contradição dos investidores, que anteriormente primavam pela ética no desenvolvimento dos testes e agora demonstram uma preocupação superior com os lucros.

A ética não permite que o medicamento seja testado em parentes próximos aos funcionários da empresa, por questões de conflito de interesses.

É possível mencionar novamente Bogdan e Biklen (1994)

"Tem de saber definir a sua responsabilidade para com outros seres humanos quando estiver em contato com o sofrimento destes” (p.78),

John entra em desespero e mais uma vez toma uma decisão extrema, e é pego ao tentar roubar o medicamento, porém é salvo pelo Dr. Stonehill, que mesmo tendo sido traído pelo pai com a seleção dos medicamentos, ainda oferece-lhe a solução para o seu problema.

John é demitido para que a empresa possa realizar os testes nos irmãos que compartilham a mesma doença genética, o que é de extrema riqueza para a pesquisa.

Bonita história de superação e persistência, e um dos fatores que se sobressai é o ponto de vista cientifico que revelará um o misto de ideias e questionamentos a cerca do modo como o meio acadêmico e empresarial atuam e as verdades do modelo capitalista e suas contraposições então uma guerra, de valores, prioridades e principalmente de ética. A árdua luta para se conseguir provar a importância de um estudo cientifico, a dificuldade de ser comercializado e até onde se pode ir para salvar vidas.

Esta obra apresenta vários questionamentos sobre a prática da pesquisa científica, demonstrando a existência de contradições e as inversões de valores que ocorrem em nossa sociedade.

QUESTIONÁRIO DO FILME DECISÕES EXTREMAS

1) Em que momento o controle, uma das funções do administrador, foi prejudicial às ações decisivas?

Controle organizacional é processo sistemático de regular as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho. Consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

EX: Quando John anuncia para o Dr. Stonehill que se não tiverem resultados em 4 meses os investidores iriam a “pagar as luzes”; pois os cientistas da Azaimet estavam desenvolvendo 3 novas drogas. É por esse motivo ofereceu a companhia para que os investidores comprassem.

2) Em que momento a visão sistêmica e trabalho em equipe foram importantes para o sucesso no desfecho do filme?

No momento em que novas habilidades, maior autonomia e melhor compartilhamento de responsabilidades dando fim ao individualismo e promovendo o trabalho em equipe.

EX: No momento que o Dr. Stonehill aceitou a se aliar com a equipe de financiadores e cientistas. Para obter o resultado final das enzimas.

3) Onde o cumprimento dos processos poderia prejudicar o empreendimento da nova droga?

O processo e perceber o que, nem sempre, é aparente. É interferir nos processos que movem a dinâmica organizacional. Na busca pela melhoria da produtividade.

EX: Poderia ser prejudicial quando os investidores pedirão algo concreto para o Dr. Stonehill. Pois o professor tinha ideias revolucionarias na teoria, mas nunca às colocava em pratica. O cientista se aborreceu e quase abandonou a pesquisa.

4) Onde a liderança foi fundamental para o desfecho do filme?

Liderança é o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com