TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Cluster

Artigo: Definição De Cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Cluster

A ideia de cluster baseada em modelo organizacional com foco na associação de empresas vem despertando grande interesse por parte das comunidades acadêmica, empresarial e governamental devido aos bons resultados que podem ser alcançados para o coletivo, empresas que formam um cluster, e sociedade. São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infra-estrutura e desenvolvimento social Quando estimulada, a colaboração inter-firmas ocasiona o compartilhamento de informações e de riscos.

É possível obter resultados bons quanto ou superiores a partir de alguma solução de cluster, uma tecnologia capaz de fazer computadores mais simples trabalharem em conjunto, como se formassem uma máquina só. A grande vantagem de um cluster é a possibilidade de se aproveitar melhor o desempenho individual de cada computador, espalhando as cargas de trabalho entre todos os computadores disponíveis, utilizando ao máximo os recursos existentes.

O diferencial competitivo torna-se essencial para a sobrevivência das empresas.

Através deste contexto surge o formato de Cluster de empresas e a gestão do conhecimento coo novos interesses dos gestores.

O objetivo é discutir os fatores que podem facilitar a gestão do conhecimento em um Cluster.

Um cluster tem inúmeras aplicações, basicamente todas as tarefas computacionais que podem beneficiar da capacidade de optimização e paralelização. A titulo de exemplo, simulações geofísicas (ex. simulação de fenómenos atmosféricos e oceânicos), que utilizam modelos numéricos escritos em C++ e/ou Fortran, exigentes do ponto de vista computacional, podem beneficiar da capacidade de mais do que um computador para concluir, em tempo útil, a sua tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com