TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de desenvolvimento econômico

Seminário: Definição de desenvolvimento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de desenvolvimento econômico

"O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em conseqüência, dos salários e dos padrões de bem-estar." (BRESSER).

Inicialmente, BRICS foi criado segundo Jim O'Neil. Em meados de 2011, o economista responsável da Goldman Sachs realizou um estudo intitulado "Building Better Global Economic BRICs”, que englobou estudos que abrangem tópicos empresariais, econômicos, comunicativos e financeiros. Desse modo em 2006 houve os resultados do estudo, onde originou-se a BRICs.

Podemos observar o seu grande progresso ao longo dos anos. Durante os anos de 2003 e 2007, estatIsticamente, o desenvolvimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Por volta de 2003 já era responsável por 9% do PIB mundial. Cresceu ainda mais em 2009, aumentando o percentual para 14%. E em 2010 o índice foi de 18%, representando 11 trilões de dólares.

Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto é mais conhecido por PIB. Seu conceito é a totalização de serviços e bens produzidos em um período (seja mensal, semestral ou anual) em determinada região (Estado, País ou Cidade, p.e). É importante lembrar que neste cálculo não são acrescentados os insumos de produção. No Brasil, o quantificamos em reais, mas varia de país para país. É com o resultado do PIB que podemos chegar a um valor da atividade econômica de algum lugar..Sendo assim, podemos considerar o crescimento econômico da mesma. Indices do nosso país:

"PIB per capita : O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. “" (5).

O PIB per Capita com relação ao Brasil em 2012 ficou em R$ 22.400. O PIB do Brasil no ano de 2012, em valores correntes, foi de R$ 4,403 trilhões (crescimento de 0,9 % referente o ano de 2011).

Índice de Gini

De modo simples, o Ìndice de Gini tem como objetivo principal ser um indicador de distribuição de renda. Ele visa medir o nível de desigualdade de indivíduos por renda domiciliar per capita. Para analisar tal parâmetro ele traz dois extremos, o valor "um" que significa que a desigualdade é máxima e "zero", que significa que há uma distribuição justa e igualitária dos rendimentos. Ou seja, em um exemplo prático : '1' apenas um indivíduo detém toda renda, e '0' ela esta dividida entre todos em porcentagens iguais. O gráfico traz a seguinte lógica:

"O gráfico abaixo representa a fórmula utilizada para se obter o coeficiente de Gini, cuja linha horizontal representa a porcentagem total de pessoas e a linha vertical, a porcentagem total da renda da região a ser calculada. A linha diagonal representa uma igualdade perfeita entre pessoas e renda, vem representada pela linha curva. Logo, segundo o gráfico a fórmula de Gini é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com