TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda

Tese: Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

DEFINIÇÕES:

Demanda - é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

Processo de Produção - São a utilização de recursos (materiais, pessoas, financeiros e informação), para o alcance dos objetivos da organização.

Estoque - Em administração, estoque (português brasileiro) ou existências (português europeu), refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente econômico. É usado sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.

Matéria Prima - A matéria-prima é o material em estado natural e bruto utilizado para o processo de fabricação de bens industriais e semi-industriais. Uma substância de origem natural e também semi-manufaturada submetida para a produção industrial de um produto final acabado. Em sua origem natural, a matéria-prima pode ser animal, vegetal, mineral e de outras origens a serem descobertas.

Plano Mestre de Produção - O Programa Mestre de Produção (PMP), Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção (do inglês Master Production Schedule MPS – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano. O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Para isso, são utilizados dados sobre a demanda dependente (quando o produto e totalmente produzido sendo produzido com produtos e totalmente produtivamente consolidado em questão faz parte ou depende, de outro produto), sobre a demanda independente (que não depende de nenhum outro produto) dos produtos em carteira e do nível de estoque dos produtos. Entretanto esfta etapa não detalha o planejamento da produção dos componentes de cada produto. Assim, o resultado do Plano Mestre, alimenta uma próxima etapa que virá verificar essas necessidades.

Feedback - é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.

Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.

Capacidade Produtiva - é o que uma fabrica, ou empresa, em detrimento de suas instalações, maquinaria e mão-de obra, insumos, etc, pode produzir...ou seja, é o máximo que uma fabrica pode produzir em determinado espaço de tempo.

1. ETAPA 1

- Pesquisa de demanda projetada.

PASSO 1

- Leitura

Leitura concluída dos capítulos 7 e 8 do livro - MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando P.. Administração da Produção. Saraiva, 2003. nserir o texto ao qual de refere o passo, com esta fonte.

PASSO 2

- Identificar organização.

Loja Requinte pratas

A Requinte Pratas é uma loja virtual que comercializa jóias em prata 925 no varejo e no atacado, enviando para todo o território nacional.

Proprietário: Daniel Alencar

Quantidade de funcionários: 9 (07 vendedores e 02 operacionais)

Ramo de negócio: Comercialização de jóias em prata

Site: http://www.requintepratas.com.br/

Organograma:

Em visita técnica realizada em 25 de março de 2014 na empresa Requinte pratas com sede na cidade de Jambeiro, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações e verificamos que o processo produtivo da empresa consiste em Efetuar a compra dos materiais tais como jóias, etiquetas, embalagens e peças para reposição como fechos, pedras, etc... posteriormente à compra já no setor operacional existem 02 funcionários que trabalham em bancadas e tem como principais atividades: identificar cada peça, pesá-las, embalar em lotes que deverão ser entregues para 07 vendedores que trabalham em campo. Outra atividade é administração do site que vende para todo o território nacional e após as vendas geram as ordens de produção para embalar e enviar via correio. Fizemos o levantamento das informações sobre a empresa conforme abaixo:

1- Calculo de previsão de demanda;

Nosso calculo de demanda se dá pela análise de mercado que nossos vendedores fazem pegando feed back interessados em comprar mais. Usamos também como base as vendas do mesmo período do ano anterior.

2- Como são programados o processo de produção;

Temos 02 funcionários operacionais que cumprem um jornada de 8 horas, trabalham numa bancada recebendo as peças, separando-as, identificando-as, pensando e embalando as peças.

3- Como são controlados os estoques de matérias primas;

É controle visual, temos um armário com várias divisórias, sendo uma para cada peça e a medida que o recipiente vai ficando com poucas peças os operadores acionam o gerente que é o responsável em fazer a requisição de compra.

4- Como são controlados os tempos dos funcionários operacionais;

O único controle que temos é o cartão de pontos de entrada e saída de turno.

PASSO 3

- Obtenha dados durante a visita sobre:

1- Quais são e como são apurados os processos de demanda;

Nossos vendedores são orientados para fazer uma pesquisa com seus clientes sobre o que gostariam de adquirir para sabermos o que o mercado está desejando. Fazemos pesquisas também na internet para verificar as tendências e modas.

2- Quais são e como são apurados os processos de programação de produção.

A ordem de produção é colocada através dos pedidos das vendedoras à medida que vão ficando sem peças. As ordem passam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com