TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demandas Da Logística

Artigo: Demandas Da Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

PALESTRA: LOGÍSTICA

PALESTRANTE: MARCOS VINÍCIUS

RELATÓRIO

Conceito

A logística, para ser bem executada, deve responder a algumas questões básicas como planejamento, treinamento, controle de produção, embalagem, armazenagem, expedição, distribuição física, transporte, sistemas de comunicação, serviços, lucratividade, informações e indicadores de desempenho. É imperativo fornecer serviço ao cliente que não seja superado por ninguém, e satisfazer totalmente as necessidades de escolha do produto, entrega em tempo e disponibilidade de estoque a um preço competitivo, para satisfação dos clientes.

O objetivo central da logística é o de atingir um nível de serviço ao cliente pelo menor custo total possível buscando oferecer capacidades logísticas alternativas com ênfase na flexibilidade, na agilidade, no controle operacional e no compromisso de atingir um nível de desempenho que implique um serviço perfeito para gerar lucros fantásticos para a organização.

Transporte

Atividade do transporte consiste na tarefa de se levar mercadorias de um lugar para outro. Ele é o mecanismo que aproxima indústrias, comerciantes e clientes, envolvendo elementos importantes como preço do serviço, pontualidade da entrega, condições físicas dos bens entregues, entre outros. Geralmente, estes elementos são os levados em consideração pelos clientes no momento da definição de qual empresa se tornará parceira para o desenvolvimento dos serviços de transporte.

Transporte especial, processamento mais rápido, tempo de entrega reduzido, embalagem padronizada, entre outros, afetam diretamente a venda do serviço, tornando a empresa mais competitiva, pois está agregando valor ao serviço oferecido.

Planejamento logístico

A logística envolve todas as operações relacionadas com planejamento e controle de produção, movimentação de materiais, embalagem, armazenagem e expedição, distribuição física, transporte e sistemas de comunicação que, realizadas de modo sincronizado, podem fazer com que as empresas agreguem valor aos serviços oferecidos aos clientes e também oportunizando um diferencial competitivo perante a concorrência.

Para definir a importância da logística, pode dizer que ela é responsável por oferecer mercadorias ou serviços esperados pelos clientes, nos locais apropriados em relação às suas necessidades, nos prazos acertados ou esperados e nas melhores condições físicas possíveis, a fim de atender as necessidades dos clientes, proporcionando o máximo de retorno financeiro para a empresa.

Numa elaboração de um planejamento, deve-se ficar claro que nem tudo que foi planejado funcionará perfeitamente o tempo todo, podendo também ser incerto e sendo necessárias modificações à medida que as condições ambientais ou organizacionais sofrerem alterações, sendo que estas alterações são, muitas vezes, difíceis de serem previstas. Neste contexto, existe a possibilidade de que alguns fatores internos (quebra de veículos, incêndios em centros de distribuição, etc.) e fatores externos (interrupção de estradas, greves, etc.), dificultem o desenvolvimento do nível de serviço previamente programado com o cliente.

Processo

Desenvolver um bom processo de planejamento é de importância extrema para a empresa, pois um planejamento logístico, orientado para atender as necessidades impostas pelo mercado, faz com que se mantenha o controle da empresa. Esse controle advém do equilíbrio dos recursos financeiros disponíveis e da oferta de serviços especializados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com