TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade De Solidos

Dissertações: Densidade De Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O princípio de Arquimedes (282-212 a.C) é uma consequência das leis da estática dos fluidos. Quando um corpo é total ou parcialmente mergulhado em um fluido em equilíbrio, o fluido exerce pressão em todos os pontos da superfície do corpo que esteja em contato com ele. A pressão é maior nas partes imersas mais profundas e não depende do material do qual o corpo é feito. A resultante de todas estas forças de pressão é uma força vertical, dirigida para cima, denominada Empuxo (E) do fluido sobre o corpo imerso. [1]

Para que seja possível identificar qual elemento, substância ou mistura que compõe determinado sólido é preciso verificar a quantidade de massa que aquela amostra ocupa no espaço. O cálculo da densidade torna possível a identificação desses dados para que então possa se comparar. Para sólidos irregulares o método físico de deslocamento volumétrico é a forma mais precisa, verificar o volume que determinada amostra ocupa no espaço. [2]

Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo é feito pela seguinte expressão:

Densidade = massa (g) / volume (mL) = g/mL

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Auxilia-nos também na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por mililitro (g/mL). [3]

Objetivos

Calcular experimentalmente a densidade de sólidos. Verificar e identificar amostras usando a densidade obtida. Medir massas e volumes.

Procedimentos Experimentais

Materiais Utilizados

- Proveta

- Pinça

- Piceta

- Sólidos (Cubo de Alumínio, Cobre e Ferro)

Reagentes Utilizados

- Água Destilada

Resultados e Discussões

Volume

- No primeiro sólido, mediu-se 15 ml de água na proveta e logo se colocou o cubo de alumínio e a água aumentou sua quantidade para 16 ml. (aumentando 1 ml)

- No segundo sólido, foram adicionados 25 ml de água na proveta e foi colocado o cobre, assim a água foi para 26 ml. (aumentando 1 ml)

- No terceiro sólido, colocou-se 30 ml de água na proveta e foi adicionado o ferro, tendo resultado de 31 ml. (aumentando 1 ml)

Massa

Medimos todos os sólidos e chegamos a tais medidas:

Cubo de Alumínio (sólido regular) = 2,68 g

Cobre (sólido irregular) = 9,35 g

Ferro (sólido irregular) = 4,69 g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com